Regional Leste 1 da CNBB Define Prioridades Pastorais e Planeja Ações para o Futuro
Na última reunião do Conselho Pastoral do Regional Leste 1 da CNBB, realizada na Sala Padre Fernando, no Centro de Formação da Diocese de Nova Iguaçu, lideranças eclesiais discutiram importantes temas para a pastoral da Igreja no Estado do Rio de Janeiro. O encontro foi aberto com uma oração e saudação conduzidas por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1, seguido pela condução dos trabalhos por Dom Antonio Catelan, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário do regional.
A primeira parte do encontro foi dedicada ao repasse das informações do Encontro Nacional dos Coordenadores de Pastoral, realizado pela CNBB em Brasília. Os padres Alex e Paulo Sérgio, das dioceses de Petrópolis e Barra do Piraí – Volta Redonda, respectivamente, destacaram o tema do evento: “A pastoral numa Igreja sinodal e missionária inspirados em Lucas 10”, com ênfase na palestra do Padre Danilo sobre a influência da inteligência artificial no contexto eclesial e seus impactos na pastoral.
Dom Gilson abordou a preparação para a Assembleia Regional de Pastoral, que acontecerá em novembro no Centro de Estudos do Sumaré. Ele destacou as ações delineadas na última assembleia e sugeriu que o tema da próxima, que deverá ser aprovado no CONSER, seja o Jubileu da Esperança, a ser celebrado pela Igreja em 2025.
Tobias Tomines Faria, articulador das pastorais sociais do Regional, apresentou um relato sobre o encontro das dioceses da região metropolitana, que discutiu a articulação da Igreja diante dos desafios climáticos. Ele enfatizou que a ação da Igreja deve ser preventiva, emergencial, educativa e manter uma relação construtiva com o Estado. O relatório final será apresentado no próximo Conselho Episcopal e deverá ser implementado nas dioceses do regional, com o objetivo de evitar sobreposição de ações isoladas e promover uma resposta unificada.
Durante o encontro, também foi iniciada a elaboração de um calendário para o ano de 2025, e decidido que a Assembleia Regional passe a ocorrer em agosto, para que as diretrizes definidas possam orientar os planos pastorais das Dioceses que realizam suas Assembleias no segundo semestre.
A reunião foi concluída com o tradicional repasse das pastorais. O Padre Jovane Carmo, secretário-executivo do Regional, ressaltou a importância da rápida prestação de contas das pastorais para evitar transtornos contábeis e anunciou a nova sede do Regional, que será transferida da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro para o Edifício Iracema, no centro da cidade.
Veja mais imagens do Encontro de Pastoral do Regional Leste 1 – CNBB: