Bispos do Estado do Rio de Janeiro discutem desafios religiosos e pastorais em encontro regional
Os bispos do Estado do Rio de Janeiro se reuniram com o propósito de debater questões centrais que afetam a Igreja Católica no contexto atual. O encontro do Conselho Episcopal Regional Leste 1 – CNBB, ocorreu nos dias 20 e 21 de setembro no Mosteiro São Bento, localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro.
O primeiro dia do encontro foi marcado por apresentações informativas e discussões relevantes. A jornada teve início com uma palestra conduzida por Felipe Feijó, coordenador de área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que compartilhou dados do último Censo, oferecendo insights valiosos sobre a religiosidade no Estado.
Em seguida, Dom Antônio Catelan, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, abordou a temática dos “Desafios Pastorais Diante dos Atuais Fenômenos Religiosos”, ressaltando a importância de adaptar a abordagem pastoral às mudanças na sociedade e na religiosidade contemporânea.
No período da tarde, os bispos participaram de um painel sobre questões trabalhistas relacionadas à Igreja, com a presença do assessor jurídico da Diocese de Duque de Caxias, Dr. Wellington Santana, e seu sócio, o Dr. Carlos Henrique de Carvalho, acompanhados do assessor jurídico da Diocese de Petrópolis, Dr. Anderson Cunha. O debate abordou as implicações legais do ambiente de trabalho eclesiástico nos dias de hoje.
O primeiro dia de encontro foi encerrado com uma santa missa e um momento de convivência fraterna, fortalecendo os laços entre os bispos.
No segundo dia, os bispos celebraram a santa missa na igreja de Nossa Senhora do Montserrat e, em seguida, realizaram reuniões por províncias eclesiásticas. O Regional Leste 1 é composto por duas províncias: São Sebastião do Rio de Janeiro e Niterói. Na sequência do encontro, reunidos novamente em Conselho, os bispos prepararam as atividades da Assembleia Regional 2023 e o Calendário Pastoral para 2024, alinhando estratégias para atender às necessidades pastorais e da ação evangelizadora no Estado do Rio de Janeiro.
O encerramento do encontro foi marcado por uma videoconferência com membros da Diretoria da ACN (Ajuda a Igreja que Sofre), uma organização internacional que presta assistência a cristãos e cristãs em situação de vulnerabilidade e risco de morte em diversas partes do mundo. Os participantes discutiram os desafios enfrentados pela ACN, incluindo a escassez de recursos e o aumento dos pedidos de ajuda em um cenário global complexo.
O próximo encontro do Conselho Episcopal Regional Leste 1 – CNBB está marcado para o dia 16 de novembro deste ano no Centro de Estudos do Sumaré. O encontro precede a Assembleia Regional que vai até o dia 18.
Imagens: Adielson Agrelos – Ascom / Carlos Henrique – Secretariado Regional