Missão está no centro das discussões da 20ª Assembleia do Regional Leste 1
Reunidos no Centro de Estudos do Sumaré os enviados das dioceses do Estado do Rio de Janeiro iniciaram nesta quinta-feira (17) a 20ª edição da Assembleia do Regional Leste 1.
O tema que servirá de pano de fundo para as exposições ao longo desses 3 dias é “Por uma Igreja missionária” – Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lucas 24,32s). Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói e Presidente do Regional Leste 1, explica que “neste ano, nosso objetivo será fazer ecoar o processo sinodal de escuta percorrido pelas nossas Igrejas Particulares, colhendo os frutos para o caminho regional. Além disso, queremos refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2023 e sobre o 3º Ano Vocacional do Brasil”, disse.
O início das atividades foi marcado pela celebração da Santa Missa que teve como concelebrantes principais os bispos da presidência do organismo. Tendo, portanto, ao lado de Dom José Francisco, o bispo de Nova Iguaçu e Vice-presidente do Regional, Dom Gilson Andrade e Dom Tarcisio Nascentes, bispo de Duque de Caxias e Secretário do Leste 1.
Além dos Bispos do Regional, participam desta Assembleia, os Coordenadores Diocesanos de Pastoral, os Vigários Gerais e dois representantes leigos(as) de cada Igreja Particular, sendo um da Pastoral Vocacional e outro da Comissão do Sínodo. Além de todos os coordenadores regionais das pastorais, movimentos, organismos, associações, ou seu representante e o padres assessores.
A primeira conferência da Assembleia Regional foi feita por Dom Gilson Andrade, que após a fala de abertura do Presidente do Leste 1 e apresentação dos delegados, expos aos presentes a Carta à Igreja no Brasil sobre o caminho sinodal para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Encerrando o primeiro dia de atividades foi feita a pré-estreia do filme “Madre Teresa – Amor maior não há” trazido para o Brasil pela produtora Kolbe Art e Produções.
Acesse aqui todo o conteúdo da 20ª Assembleia do Regional Leste 1 – CNBB