Representantes do Regional Leste 1 participam do Conselho Permanente da CNBB
Encerrando nesta quinta-feira, 14 de março, a primeira reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2024, sediada em Brasília (DF), ressalta-se a participação ativa dos representantes do Regional Leste 1 – CNBB. Sob a liderança do arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, o encontro teve início na última terça-feira, 12 de março, e foi caracterizado por debates e reflexões sobre questões sensíveis para a vida da Igreja no país.
Durante as sessões, diversas temáticas foram abordadas, desde a análise das mudanças no episcopado até a apresentação dos números atuais de bispos em atividade e eméritos, assim como o estado das dioceses vacantes, conduzida pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers. A presença do núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, estabeleceu um vínculo fundamental entre a CNBB e a Santa Sé, sublinhando a cooperação e a comunhão no serviço à Igreja, inclusive convidando os membros do Conselho Permanente para uma visita à sede da Nunciatura Apostólica, onde aconteceu um momento de confraternização e oração pelo 11º Aniversário da Eleição do Papa Francisco como Sucessor de São Pedro, sendo enviada ao pontífice uma carta de saudação pela comemoração que pode ser lida na íntegra aqui.
Outros assuntos abordados ao longo do encontro, entre os quais a partilha das experiências da Presidência da CNBB em sua visita ao Papa Francisco e aos Dicastérios da Cúria Romana até questões como o processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade 2026 e o Jubileu de 2025. A presença dos representantes do Regional Leste 1 enriqueceu o debate, trazendo contribuições valiosas para a reflexão sobre o papel da Igreja no contexto atual.
Além dos bispos presidentes das doze Comissões Episcopais permanentes da CNBB e dos representantes dos Conselhos Episcopais Regionais, participaram do encontro os representantes de organismos do Povo de Deus e os assessores da Conferência. Destaca-se a presença de Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1, e de Dom Joel Portella Amado, bispo de Petrópolis e presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, assim como outros membros e assessores pertencentes à Igreja no Estado do Rio de Janeiro que enriqueceram as discussões, incluindo os Padres Douglas Alves Fontes, na Comissão de Doutrina da Fé, Marcus Barbosa, na Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, além da Professora Beatriz Leal, assessora da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação.
Ainda durante a realização do Conselho Permanente foi apresentado o Padre Alexandre Mothé, membro do clero da Diocese de Campos dos Goytacazes que fora eleito como vice-coordenador nacional do Serviço de Animação Vocacional (SAV). A posse do Padre Alexandre aconteceu em uma celebração eucarística presidida por Dom Ângelo Mezzari, presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.
Veja mais imagens da reunião Conselho Permanente da CNBB:
Imagens: Luiz Lopes – CNBB