Presença eclesial marca primeiros dias do Congresso Missionário do Regional Leste 1
Abrindo o Congresso Missionário do Regional Leste 1 da CNBB, nesta sexta-feira (14/10), a Diocese de Nova Friburgo acolheu delegados das dez (arqui) dioceses fluminenses. Realizada no Colégio Anchieta – Nova Friburgo, esta edição teve por tema ‘Anunciamos aquele que comungamos na Eucaristia e na Palavra’ e o lema pinçado das Sagradas Escrituras ‘Sereis minhas testemunhas até os confins da terra’ (At 1, 8).
Vale destacar que o evento aconteceu em outubro, mês dedicado às missões. As conferências foram proferidas pelo Pe. Daniel Rocchetti, SAC, Palotino e Missiólogo, Assessor da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e Conselheiro Geral dos Missionários Palotinos.
Os congressistas foram recebidos pelo Pe. Jovane Carmo, Coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire). O presbítero agradeceu a acolhida da Diocese anfitriã e enfatizou o propósito deste congresso. “Este evento visa promover maior conscientização missionária em nosso Estado do Rio de Janeiro, no Regional Leste 1 da CNBB”, disse convidando os congressistas a retornarem às suas dioceses levando consigo a alegria de evangelizar e fazer missão.
Outras importantes falas abriram o evento, entre elas as palavras de Dom Odelir José, Presidente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Inter-Eclesial da CNBB, que por vídeo enfatizou o tema proposto para este congresso.
– Temos constatado nesses últimos anos, a partir da Exortação Apostólica Christus Vivit, que os temas do Mês Missionário têm nos ajudado a aprofundar e tomar consciência da identidade missionária da Igreja. Sua essência é a missão! Ela existe para evangelizar. Portanto, pelo Batismo todos somos e fazemos missão, ela faz parte da vocação batismal. Os desafios e carências das nossas Igrejas Particulares não abatem nosso sonho de uma Igreja aberta ao mundo, em saída, além-fronteiras, Ad gentes. Como diz o nosso Programa Missionário Nacional: em cada Regional da CNBB uma Igreja Irmã Ad gentes. Isso vale também para vocês. Não esqueçamos ‘se o coração não aquece os pés não se movem – exortou o bispo.
Ainda neste clima receptivo, Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo de Niterói e Presidente do Regional Leste 1 da CNBB, manifestou por vídeo sua alegria pela realização do evento, desejando que seja um momento de “comunhão, fraternidade e ardor missionário”. Prosseguindo enfatizou a importância do serviço missionário e o pedido do Papa Francisco por uma Igreja missionária, em saída, que vai ao encontro dos irmãos, sendo testemunha de Jesus até os confins da terra.
Os participantes também acolheram as palavras do Vigário Geral da Diocese de Nova Friburgo, Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo, em nome do Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci; assim como do Coordenador de Pastoral da Diocese Anfitriã, Pe. Alexandre José de Albuquerque.
Também por meio de vídeo, Dom Gregório Paxião, OSB, Bispo de Petrópolis e Referencial da Dimensão Missionária do Regional Leste 1, enviou sua mensagem aos congressistas.
– É uma grande alegria saber que todos vocês estão reunidos num só coração, numa só alma, louvando ao Senhor agradecendo pela missão recebida, com o desejo imenso de fazer com que Jesus Cristo seja conhecido, amado e adorado por todas as pessoas. A Igreja é missão, eu sou missão, você é missão. Por isso devemos nos preparar cada vez mais para fazer aquele mandato do Senhor: Ir por todo o mundo pregando o evangelho, na alegria de levar a boa nova do Senhor e, ao mesmo tempo, manter contato, levar a alegria da nossa presença e viver a grande unidade que o Senhor nos pede com todas as pessoas, apesar das diversidades.
Dom Gregório Paixão justificou sua ausência, uma vez que aproveitou a continuidade da Visita Ad Limina para realizar trabalhos pastorais, por meio de uma Visita Canônica que faz a uma Congregação Religiosa. Agradeceu a acolhida de Dom Luiz Ricci e da Diocese de Nova Friburgo para este evento.
Missa de abertura
Representando a Presidência do Regional Leste 1, Dom Tarcisio Nascentes, Bispo de Duque de Caxias e Secretário da Presidência do Regional, presidiu a Missa de abertura na manhã do sábado (15/10), acolhido por Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, Bispo Diocesano de Nova Friburgo. Logo no princípio da cerimônia foi abençoado o ícone de Nossa Senhora da Visitação, adquirido recentemente para peregrinar pelas dioceses do estado.
“O que nos irmana é o Batismo, que é inerente à santidade, à vocação e à missão”, frisou Dom Tarcisio ao começar a pregação. “A graça de Deus nos permite estar aqui presencialmente neste momento tão rico para sermos cada vez mais impelidos à missão”, prosseguiu o Bispo ao recordar que este evento aconteceria no ano anterior, mas devido ao tempo pandêmico foi adiado para esta data.
Antes de concluir, Dom Tarcisio trouxe uma partilha sobre a proposta Teresiana. Acrescentou que Santa Teresa propõe as virtudes evangélicas como base de toda a vida cristã e humana, em especial o desapego dos bens ou pobreza evangélica, o amor, a humildade, a determinação, a esperança teologal. “Santa Teresa nos ensina a ser testemunhas de Deus, da sua presença e ação”, comentou.
Falando a respeito do tema proposto para este congresso destacou. “Se o Senhor hoje nos congrega, e é sempre Ele que nos reúne, nos congrega ao redor da Mesa da Palavra, ao redor da Mesa do Sacrifício, nós comungamos a Palavra, comungamos a Eucaristia, e a partir daí somos impelidos a anunciar, sobretudo aquele que comungamos”.
E concluiu. “Faço votos para que este congresso possa significar para todos nós uma redescoberta da nossa condição de missionários, numa Igreja que é por natureza missionária. Que possa favorecer em todos nós a redescoberta que a nossa vocação batismal cristã traz por si como algo que lhe é inerente, o chamado à santidade”.
Já Dom Ricci desejou um “bom trabalho para todos nós. Que seja um frutuoso encontro. Gratidão a todos e todas, de modo especial aos que preparam com tanto empenho este evento”.
Texto e fotos: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação Diocese de Nova Friburgo)