Carta-Compromisso do Congresso Missionário do Regional Leste 1
Carta-Compromisso é divulgada no final do Congresso Missionário Regional do Leste 1, que acontece em Nova Friburgo (RJ), convidando a todos para “abraçarem a ação missionária em favor de um novo tempo, pois a missão é sempre ad gentes, ou seja, sair e ir ao encontro das pessoas onde elas estão”. A Carta é resultado de dois dias de aprofundamento sobre a missão reunindo 140 missionários das arquidioceses e dioceses do Estado do Rio, que contou com a orientação do Padre Daniel Rocchetti, SAC, Assessor da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial.
Conforme texto da Carta, os participantes do Congresso Missionário do Regional Leste 1 firmaram compromisso que deverá ser amplamente divulgado em suas arquidioceses e dioceses com objetivo de conscientizar para assumir e acolher a pedagogia missionária como projeto formativo. Além deste ponto a carta ainda aponta outras diretrizes como fortalecer a unidade entre as pastorais, realizando atividades e projetos em comum, servindo aos pobres com cooperação e unidade; colaborar com a construção e preservação da nossa Casa Comum, cuidando de si e dos outros e da criação; ampliar o diálogo da Igreja com o poder público, melhorando a inserção nos conselhos de direitos e aumentando o número de representantes católicos nas políticas públicas; incentivar a constituição e a participação no Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPA) e Diocesanos (COMIDI).
Na Carta-Compromisso dos Missionários do Regional Leste 1, os participantes do Congresso lembram que “neste período pós-pandêmico, destacando que, mais do que nunca, a dimensão missionária é urgente, um direito e dever de todo batizado”. Lembram ainda que, atendendo a súplica do Papa Francisco, que deseja uma igreja em saída é fundamental a “preparação de leigos que possam não apenas visitar os afastados, mas acolher os que chegam, reavivando o comprometimento de caminhar juntos para minimizar os sofrimentos, desigualdades e traumas gerados pelo contexto pandêmico”.
Leia aqui ou baixe o pdf da Carta-compromisso dos missionários do Regional Leste 1 – CNBB
CARTA-COMPROMISSO DOS MISSIONÁRIOS DO REGIONAL LESTE 1
A todos os fiéis leigos e leigas, seminaristas, religiosos e religiosas, presbíteros, diáconos, bispos, arcebispos, missionários do Regional Leste 1.
“Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8)
Em sintonia com os 60 anos do Concílio Vaticano II; os 50 anos de criação do Conselho Missionário Nacional (Comina); os 50 anos das Campanhas Missionárias; os 70 anos da criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e os 15 anos do Documento de Aparecida, os participantes do Congresso Missionário do Regional Leste 1, entre os dias 14 e 16 de outubro de 2022, realizado em Nova Friburgo/RJ, cujo lema foi “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8), firmaram esta carta-compromisso subscrita abaixo.
O encontro que contou com a participação de aproximadamente 140 (cento e quarenta) missionários das arqui/dioceses do Regional Leste 1, teve como principal conferencista o Padre Daniel Luz Rocchetti, membro da Sociedade do Apostolado Católico, Doutor em Missiologia pela Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e, atualmente Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. As conferências e oficinas discorreram sobre a atual realidade missionária, em especial neste período pós-pandêmico, destacando que, mais do que nunca, a dimensão missionária é urgente e direito e dever de todo batizado. A súplica do Papa Francisco por uma Igreja em saída, missionária e sinodal requer a preparação de leigos que possam não apenas visitar os afastados, mas acolher os que chegam, reavivando o comprometimento de caminhar juntos para minimizar os sofrimentos, desigualdades e traumas gerados pelo contexto pandêmico.
Eis que uma outra mudança de época se faz presente e, para lidar com mais esta realidade é necessário beber nas fontes do magistério da Igreja e da Palavra de Deus, para que, ouvindo a palavra, possamos conservá-la com coração honesto e bom, dando frutos com perseverança (cf. Lc 8, 15). A Igreja convida a todos nós a intensificarmos a qualidade da escuta. “Hoje mais do que nunca precisamos de homens e mulheres que conheçam, a partir da sua experiência de acompanhamento, o modo de proceder onde reine a prudência, a capacidade de compreensão, a arte de esperar, a docilidade ao Espírito, para no meio de todos defender as ovelhas a nós confiadas dos lobos que tentam desgarrar o rebanho. Precisamos de nos exercitar na arte de escutar, que é mais do que ouvir” (cf. EG 171). Escutar supõe proximidade, supõe compromisso!
Assim sendo, os participantes do Congresso Missionário do Regional Leste 1, firmaram o seguinte compromisso a ser amplamente divulgado em suas arqui/dioceses, convocando a todos, como sujeitos ativos na vida da Igreja, a abraçarem a ação missionária em favor de um novo tempo, pois a missão é sempre Ad Gentes, ou seja, sair e ir ao encontro das pessoas onde elas estão: assumir e acolher a pedagogia missionária como projeto formativo; fortalecer a unidade entre as pastorais, realizando atividades e projetos em comum, servindo aos pobres com cooperação e unidade; colaborar com a construção e preservação da nossa Casa Comum, cuidando de si e dos outros e da criação; ampliar o diálogo da Igreja com o poder público, melhorando a inserção nos conselhos de direitos e aumentando o número de representantes católicos nas políticas públicas; incentivar a constituição e a participação no Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPA) e Diocesanos (COMIDI).
“Não deixemos que nos roubem o entusiasmo missionário!” (EG 80).
Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo ajude-nos a assumir nossa vocação de discípulos missionários e que Maria, Rainha das Missões, interceda por todos nós!