Bispos do Estado do Rio de Janeiro já estão em Roma para a Visita Ad Liminia Apostolorum
O Bispos do Regional Leste 1 da CNBB, que compreende todo o território do Estado do Rio de Janeiro, já estão em Roma para a Visita Ad Limina Apostolorum. Compõe o Regional as Arquidioceses de São Sebastião do Rio Janeiro e Niterói; as Dioceses de Barra do Piraí – Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, Valença e a Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney.
Quem também acompanha a comitiva do Regional é o recém criado Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília (DF), pois na ocasião em que os bispos do seu Regional realizaram a Visita Ad Limina ainda não havia sido transferido para a seu ofício atual. Durante a visita, na próxima sexta-feira, 07 de outubro, às 20h local, Dom Paulo tomará posse de sua paróquia em Roma, a Basílica de São Basílio e Santo Aleixo em Aventino. Por tradição, os Cardeais são párocos de uma igreja na Cidade Eterna.
Presidente do Regional Leste 1 fala sobre a Visita Ad Limina Apostolorum
Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo Metropolitano de Niterói e Presidente do Regional Leste 1 da CNBB, falou sobre a Visita Ad Limina Apostolorum. Disse ele:
Esta visita que está prevista no Código de Direito Canônico que acontece de tempos em tempos, é uma oportunidade para os Bispos visitarem os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo para o encontro com o Papa Francisco, sucessor de Pedro, manifestando a comunhão com aquele que hoje é sinal visível de unidade e também oportunidade para a visita Dicastérios de Roma, a secretaria do Vaticano, onde somos chamados a conversar sobre as situações das nossas Dioceses, a partir de um relatório que foi previamente enviado e respondido.
E, esta visita, quer ser também momento de comunhão, momento de fraternidade para podermos viver sempre na paz a nossa missão com a certeza de que estamos em comunhão como igreja de Jesus Cristo, vivendo esta sinodalidade e caminhar juntos, como nos chama o Papa Francisco. Nós os bispos iremos, e contamos com as orações de todos para o êxito desta visita e levaremos a todos os nossos diocesanos no coração e na oração.
E que Deus abençoe a todos e rezem por nós, que iremos estar unidos em oração entre os dias 3 a 8 de outubro.
Saiba mais sobre a Visita Ad Limina Apostolorum
Na Visita Ad Limina Apostolorum os Bispos do Estado estarão com o Santo Padre, o Papa Francisco. Estabelecida pelo Código de Direito Canônico, os bispos apresentam nesse encontro um relatório sobre o estado pastoral das suas Dioceses e o Papa faz suas ponderações e os aconselham.
Este encontro com o Santo Padre, acontece em média a cada 5 anos, como estabelece os cânones 399 e 400 do Código de Direito Canônico. A Visita Ad Limina Apostolorum (visita aos túmulos dos Apóstolos), vai acontecer fora do período de 5 anos devido a pandemia, como explicou Dom Orani João Cardeal Tempesta, Arcebispo metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Disse ele: “…é uma visita que acontece a cada 5 anos, uma peregrinação à Roma e o encontro com o santo padre, com os vários Dicastérios Romanos sobre a caminhada da igreja aqui no Regional Leste 1. O Santo Padre irá receber os bispos no dia 3 e depois estarão reunidos em vários dicastérios durante esses dias todos, além das celebrações nas quatro basílicas maiores que são: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo fora dos Muros”, afirmou o Cardeal.
“Uma peregrinação que deve uma acontecer a cada 5 anos, mas que devido as várias circunstâncias, vai acontecer depois de 10 anos da última (…). Momento de comunhão, de Unidade, de participação e partilhar tanto com Santo Padre como com todos os que trabalham diretamente com o Santo Padre nos vários Dicastérios, a nossa caminhada aqui no Regional, escutarmos também as orientações e a partilha que farão conosco também durante esses dias abençoados.”, destacou Dom Orani, e concluiu pedindo a Oração de todos: “Pedimos que rezem por nós, nesse momento de oração de partilha de peregrinação e nós continuamos cada vez mais buscando sempre evangelizar e em Unidade uns com os outros.”, finalizou ele.
Colaboração: João Dias – ArqNit