A Comissão de Liturgia do Regional Leste I, sob orientação do Bispo Referencial no Estado do Rio de Janeiro, Dom Edney Gouvêa Mattoso – Bispo da Diocese de Nova Friburgo -, e Coordenação do Monsenhor João Alves Guedes e equipe, promoveu no dia 9 de novembro, no Centro de Formação de Líderes da Diocese de Nova Iguaçu, o Encontro de Formação Litúrgica. Este ano, o tema escolhido foi a Celebração da Palavra. O texto que norteou os estudos foi o Documento 108 da CNBB: ‘Ministério e Celebração da Palavra’.
O expositor convidado para abordar o tema foi o Pe. Heitor Carlos Santos Utrini, que é Doutor em Teologia Bíblica pela Pontificia Università San Tommaso D’Aquino, em Roma, e Professor de Sagrada Escritura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Estiveram presentes no encontro 163 coordenadores e membros das equipes litúrgicas das Arquidioceses e Dioceses que compõem o Regional Leste 1, os quais replicarão os assuntos em suas reuniões Diocesanas e Paroquiais.
Palestra
Durante sua palestra, Pe. Heitor abordou que, atualmente, cerca de 70% das comunidades no Brasil não têm acesso à Santa Missa aos domingos e que muitas delas estão em regiões distantes das Paróquias, dificultando a participação dos fiéis nas Celebrações Eucarísticas. O sacerdote recordou que, diante dessa realidade, a CNBB lançou o Documento 108: ‘Ministério e celebração da Palavra’. O material é composto por informações básicas e diretrizes gerais para a elaboração de um plano de formação para o acompanhamento dos Ministros da Palavra de Deus; e, por roteiros exclusivos para as celebrações com ou sem distribuição da Sagrada Eucaristia.
A atualização das orientações para a Celebração da Palavra tem como base o Documento 52 da CNBB, aprovado durante a 32ª Assembleia Geral da Conferência, em 1994. Nele, a Celebração da Palavra é definida como um ato litúrgico reconhecido e incentivado pela Igreja, salientando que a cerimônia não é uma criação das últimas décadas, mas faz parte da tradição da Igreja. No texto também é possível identificar uma de suas finalidades: a de assegurar às comunidades cristãs a possibilidade de se reunir no domingo e nas festas, tendo a preocupação de inserir suas reuniões na celebração do Ano Litúrgico, e de as relacionar com as comunidades que celebram a Eucaristia.
Na introdução, o subsídio traz uma afirmação de São Paulo VI, que diz: “os leigos podem também sentir-se chamados ou vir a ser chamados a colaborar com os próprios Pastores no serviço da comunidade eclesial, para crescimento e a vida da mesma. A Igreja reconhece também o lugar dos ministérios não ordenados, e que são aptos para assegurar um especial serviço a Igreja”.
Programação
Ao final do encontro, foi feita uma sessão de perguntas e respostas, que contou com a participação de Dom Edney, do Monsenhor Guedes e do Pe. Heitor.
Colaboração: Padre. Ivo Gomes (diocese de Nova Iguaçu) e Monara Teixeira (jornalista da diocese de Nova Friburgo)