No dia 4 de junho, foi realizada mais uma reunião da Pastoral da Educação do Regional Leste 1, no Edifício São João Paulo II, na Glória, sob a coordenação do bispo referencial, Dom Nelson Francelino Ferreira, e também bispo da Diocese de Valença (RJ).
Na reunião, que é bimestral, os coordenadores diocesanos e assessores eclesiásticos das dioceses fluminenses discutiram dois temas.
Projeto da ANEC
Foi discutido o projeto da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), que é uma roda de conversa sobre políticas públicas, tema da Campanha da Fraternidade de 2019.
“É um projeto da ANEC que envolve as escolas católicas, particulares e públicas, voltado aos gestores dessas escolas, que será realizado em todos os estados, com a proposta de pensar na educação e nas políticas públicas. Pedimos para que fosse dada uma atenção especial aos profissionais da educação que se encontram desmotivados, e também que fosse oferecida uma educação de qualidade e integral, que valorizasse a pessoa como um todo”, disse.
Dom Nelson informou que a mesa- redonda sobre educação e políticas públicas vai acontecer no dia 27 de junho, das 10h às 13h30, no Colégio Salesiano, em Niterói.
Diretrizes da CNBB
Num segundo momento, foram tratadas as Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o próximo quadriênio (2019 a 2023), aprovadas na 57ª Assembleia Geral, realizada em Aparecida (SP).
“Conversamos como estruturar a Pastoral da Educação e como evangelizar a cultura urbana no contexto do mundo da educação, como resposta às novas Diretrizes da Igreja no Brasil, sustentadas por quatro pilares: Palavra: iniciação à vida cristã e animação bíblica; Pão: liturgia e espiritualidade; Caridade: serviço à vida plena; e Ação Missionária: estado permanente de missão”, explicou Dom Nelson.
Colaboração: Carlos Moioli – ArqRio