No dia 21 de setembro, aconteceu o 10º Encontro de Formação Litúrgica do Regional Leste 1 da CNBB, realizado na Universidade Católica de Petrópolis. O evento, destinado aos músicos das comunidades paroquiais, teve como tema “Cantar os Mistérios de Cristo ao Longo do Ano Litúrgico” e contou com a assessoria do Padre Jair Oliveira Costa, especialista em música litúrgica.
A Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil “destaca o lugar que a liturgia celebrada na comunidade dos fiéis, ocupa na ação missionária da Igreja e no seguimento de Jesus Cristo. Sendo intimamente unida ao conteúdo do anúncio (Lex orandi, Lex credendi), ela ‘é o ápice para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força’ (SC, n. 10). Por isso, ‘nenhuma atividade pastoral pode se realizar sem referência à liturgia’ (DP, n. 927). Enfim, ela, fonte de verdadeira alegria (At 2,46), tem um papel fundamental na missão evangelizadora da Igreja, na consolidação da comunidade cristã, e na formação dos discípulos missionários” (DGAE, n. 46).
Por isso, a Comissão Regional Pastoral para a Liturgia pretende promover, fortalecer e acompanhar a vida litúrgica da Igreja no Brasil e o seu processo de renovação e enculturação, pois a missão da Igreja nasce da “dimensão celebrativa” e festiva da fé cristã centrada no mistério pascal de Cristo Salvador, em particular na Eucaristia” (DAp 99p).
A Comissão Regional Pastoral para a Liturgia compõe-se de três setores: Pastoral Litúrgica, Música Litúrgica e Espaço Litúrgico.
– Bispo Referencial:
Dom Edney Gouvêa Mattoso
– Padre Assessor: Padre Fábio de Souza Balbino (Arquidiocese do Rio de Janeiro)
– Coordenador Regional: Monsenhor João Alves Guedes (Arquidiocese de Niterói)
Contato: pastoral@cnbbleste1.org.br
Últimas Notícias da Comissão Regional para a Liturgia
A Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de seu Setor Música Litúrgica, oferece para toda a Igreja no Brasil uma curadoria com o repertório próprio de músicas para as missas e celebrações dominicais do tempo litúrgico da Quaresma que, em 2024, vai de 14 de fevereiro a 27 de março.
Intitula-se “Gestis verbisque” a Nota do Dicastério para a Doutrina da Fé publicada neste sábado, 3 de fevereiro. Intitula-se “Gestis verbisque” a Nota do Dicastério para a Doutrina da Fé publicada neste sábado, 3 de fevereiro.
Foi lançada na reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na última terça-feira, 19 de setembro, a tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano, segundo livro litúrgico mais importante na liturgia da Igreja depois do Evangeliário. O lançamento foi transmitido pela Rede de Vida de televisão e redes sociais da CNBB e Edições CNBB.