No dia 20 de novembro, a Diocese de Duque de Caxias sediará o Encontro das Pastorais Sociais do Regional Leste 1 - CNBB, que acontecerá na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua José de Souza Herdy, 836, Jardim Vinte e Cinco de Agosto.

DIOCESE DE DUQUE DE CAXIAS
(PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO)

Sobre
A Diocese de Duque de Caxias foi instalada em 12 de julho de 1981. Desde seu início, colhemos muitos frutos semeados por diversos irmãos e irmãs que antecederam sua instalação e aos quais apresentamos a nossa gratidão. Da evangelização que chegou aqui no período colonial herdamos uma história de fé e a devoção a Nossa Senhora do Pilar como mãe desta terra.
Reconhecendo tão grande riqueza semeada por todos que nos antecederam, recordamos, de modo particular, daqueles que, no tempo, estão mais próximos de nossa história, que são os irmãos e irmãs da Diocese de Petrópolis e da Diocese de Nova Iguaçu. A Diocese de Duque de Caxias é formada pelos municípios de Duque de Caxias e de São João de Meriti. As paróquias presentes no município de Duque de Caxias estavam ligadas à diocese de Petrópolis. Já as do município de São João de Meriti, à Diocese de Nova Iguaçu. Por isso que desde o início ficou popularmente conhecida como “Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti”.
Nestes 35 anos de história, temos muito a recordar e a agradecer a Deus. Nosso primeiro bispo diocesano, Dom Mauro Morelli (1981 a 2005), marcou esta Igreja particular com a aplicação das orientações do Concílio Vaticano II que apontavam para uma Igreja-comunhão. Somos testemunhas do surgimento de comunidades eclesiais, nas quais muitos leigos e leigas assumiram sua vocação batismal de discípulo missionário. Muitas Pastorais e Movimentos cresceram e contribuíram grandemente na evangelização. Foram realizados assembleias e sínodo diocesanos em que documentos importantes foram elaborados para orientar a Diocese. Testemunhamos também uma Igreja voltada para os pobres e para a defesa da vida, e neste aspecto ganha destaque, como marco diocesano,a criação da Ação Social Paulo VI (ASPAS) eas ações realizadas na Região Pastoral Periferia, onde diversos salões das Comunidades se abriram para atender crianças necessitadas através de “escolinhas”, impulsionar muitas lutas e passeatas para construção de passarelas ao longo das Rodovias, dar apoio aos trabalhadores rurais e das fábricas. Havia um pequeno número de padres e de religiosas, os quais, mesmo sendo poucos, desde o início marcaram a história com seu testemunho de doação e de amor pelo povo se fazendo presente e liderando as iniciativas. É preciso mencionar também o grande evento que marcou este período e a vida de nossas Comunidades que foi: o Sétimo Encontro Intereclesial das CEBs realizado em 1989.

Como a história continua, em 12 de junho de 2005 a Diocese recebe seu novo Bispo, Dom José Francisco Rezende Dias, que, como o Bom Pastor, continuou a cuidar do seu rebanho. Muito atencioso e com muito respeito, procurou conhecer a realidade e a história desta Diocese e caminhou junto com o seu povo. Seu ministério foi marcado pelo cuidado zeloso com o Seminário Diocesano ecom a animação vocacional, pelas visitas pastorais realizadas nas paróquias e pela revisão das Diretrizes Diocesanas que ganhou novo título: “Que todos sejam um”. É importante ressaltar que muitos diáconos permanentes foram ordenados. Neste período, havíamos iniciado a elaboração do primeiro Plano Pastoral Diocesano, mas, em 2012, Dom José Francisco foi nomeado Arcebispo de Niterói.Assim, todo o processo ficou suspenso até a chegada do novo bispo.
Em 03 de novembro de 2012, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos assume a Diocese de Duque de Caxias. Estávamos próximos da Jornada Mundial da Juventude e a nossa diocese seria uma das subsedes de tão grande evento. Nosso novo bispo marca a vida dos jovens com sua presença e apoio em todos os momentos significativos de preparação e realização deste evento: vigílias, almoços, peregrinação da cruz, shows e reuniões. Como frutos dessa presença, tivemos um Setor Juventude mais articulado, a criação da equipe de missão que forma e envia jovens missionários para nossas paróquias e a acolhida que fez com que muitos jovens retornassem à comunidade.
Cúria:
Av. Gov. Leonel de Moura Brizola, 1861
CEP.: 25.010-009, Centro
Duque de Caxias, RJ – Brasil
Fone: (+55 21) 3552-9920
E-mail: mitraduquedecaxias@gmail.com
Site: www.diocesededuquedecaxias.org.br
Últimas Notícias da Diocese de Duque de Caxias
Estamos nos preparando para a realização do I Seminário de Bens Culturais e Artes Sacras da Diocese de Duque de Caxias, um evento que visa aprofundar os estudos sobre a história e o patrimônio material e imaterial da nossa região e entorno da Baía de Guanabara.
Missa com Laudes da sexta-feira, 12 de abril, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Neste domingo, celebramos o sétimo dia da páscoa de Dom Mauro Morelli, bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias, que faleceu na última segunda-feira, 9 de outubro, e foi sepultado na terça-feira, 10 de outubro, na Catedral de Santo Antônio, localizada no Centro de Duque de Caxias.