No hemisfério norte a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada entre os dias 18 e 25 de janeiro, data proposta em 1908 por Paul Watson por cobrir os dias entre as festas de São Pedro e São Paulo.
A Comissão Regional Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso tem por missão promover a unidade dos cristãos e o diálogo inter-religioso no âmbito da Igreja Católica no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, conforme as orientações do Magistério e em atenção ao cenário religioso do país. Cabe à Comissão apoiar as Dioceses do Regional Leste 1 – CNBB na criação, na organização e no acompanhamento de Comissões em âmbito diocesano a fim de que esta mesma dimensão seja vivida a partir da base, favorecendo reflexões e encontros entre Igrejas e lideranças de outras tradições religiosas.
– Bispo Referencial:
Dom Francesco Biasin
– Padre Assessor: Padre Fábio Luiz de Souza
Contato: pastoral@cnbbleste1.org.br
Últimas Notícias da Comissão Regional para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso
Praticantes de diferentes religiões se uniram no último domingo (21), no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, em um ato para pedir maior controle das armas de fogo. Estiveram presentes católicos, evangélicos, candomblecistas, umbandistas, kardecistas, entre outros. Vítimas da violência e familiares também participaram.
Criado com o intuito de ouvir os representantes dos diversos setores da sociedade civil acerca da temática da violência e da promoção de uma Cultura de Paz, o Fórum Paz no Rio realiza na próxima terça-feira, 21 de junho de 2022, a partir dás 19h30, por meio das plataformas digitais do Regional Leste 1 – CNBB e das Arquidioceses e Dioceses do Rio de Janeiro, da WebTV Redentor e da Rádio Catedral FM 106.7, mais um encontro, desta vez dando voz aos representantes de segmentos religiosos presentes em nosso Estado.
Solidário aos irmãos irmãs dessa importante Igreja, que segundo a tradição oriental, foi fundada pelos apóstolos Pedro e Paulo, Dom Gilson Andrade da Silva recebeu na manhã desta quinta-feira, 16 de julho, o revmo. bispo Theodore Ghandour, que manifestou sua alegria pelo encontro.