Nova presidência do Regional Leste 1 se encontra com Coordenadores de Pastoral em seu primeiro compromisso à frente do organismo
A nova presidência do Regional Leste 1 da CNBB participou nesta quarta-feira (10/05) de seu primeiro compromisso oficial. O encontro com os padres Coordenadores de Pastoral das Dioceses do Estado aconteceu no Mosteiro de São Bento, e representantes de praticamente todas as Igrejas Particulares do Regional estiveram presentes.
Após a oração da Liturgia das Horas, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1, acolheu os presentes e apresentou a nova presidência, justificando a ausência de Dom Gregório Paixão, bispo de Petrópolis e vice-presidente do organismo, que já tinha um compromisso marcado anteriormente à eleição. Ele também apresentou o padre Jovane da Rosa Carmo como o novo secretário-executivo.
Em seguida, Dom Luiz Henrique, bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda e secretário do Regional Leste 1, apresentou os principais temas abordados na 60ª Assembleia Geral da CNBB, realizada entre os dias 19 e 28 de abril, no Santuário Nacional de Aparecida. O bispo destacou como se dará o processo de recepção e adaptação das liturgias à 3ª edição típica da tradução do Missal Romano de São Paulo VI e São João Paulo II. Dom Luiz também abordou o processo de elaboração das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que não ocorreu neste ano, visando aguardar as definições e conclusões do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, que acontecerá no próximo ano em Roma. Com isso, as Diretrizes atuais foram prolongadas.
O secretário do Regional trouxe ainda algumas comunicações que foram abordadas na Assembleia dos Bispos, tais como as problemáticas tratadas pela Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração, principalmente a manipulação de minérios na região do Vale do Paraíba, que gera degradação ambiental e conflitos em nossa região. A realidade da Igreja na Amazônia e os desafios impostos pela difícil situação em que vivem os povos originários também foram abordados por Dom Luiz Henrique, que finalizou sua abordagem falando sobre o Jubileu 2025 e a importância da formação permanente, bem como a necessidade de cuidado com a saúde do clero, sobretudo a saúde psíquica.
Na segunda parte do encontro, os Coordenadores de Pastoral retomaram o debate sobre as Pistas de Ação Pastoral propostas na conclusão da 20ª Assembleia do Regional Leste 1 em novembro do ano passado, bem como as iniciativas das Dioceses para a vivência do 3º Ano Vocacional do Brasil, além da promoção de uma cultura vocacional nas Igrejas Particulares do Estado.
Imagens: Adielson Agrelos – Ascom CNBB Leste 1