Diocese de Nova Friburgo realiza 43ª Unidade Diocesana e Missa do Crisma
Com o tema ‘Óh Maria, Portal da Unidade”, a Diocese de Nova Friburgo vivenciou em 28 de agosto, a 43ª edição do Dia da Unidade Diocesana. O evento foi criado pelo primeiro Bispo de Nova Friburgo, Dom Clemente Isnard, OSB, em 1978, e a cada ano passa por uma das 60 paróquias da diocese, revezando entre os três Vicariatos Episcopais. Previsto para acontecer em agosto de 2020, o evento foi transferido para agosto de 2021, devido à pandemia de Covid-19, e realizado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, situada em Duas Barras/RJ, comunidade que acolheria o evento em 2020.
Normalmente, o encontro costuma reunir o clero e milhares de fiéis a cada ano, mas a edição 2020-2021, aconteceu de modo diferenciado, reduzido, havendo somente a Missa do Crisma, com a benção dos Santos Óleos e renovação das Promessas Sacerdotais, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci. Além do clero, estavam presentes seminaristas e alguns integrantes da comunidade anfitriã. A cerimônia foi transmitida AO VIVO pelas redes sociais da Diocese (https://www.youtube.com/watch?v=5oUsnh5RXiw&t=2825s) e tudo transcorreu respeitando os protocolos sanitários e os decretos vigentes no município.
“Óh Maria, Portal da Unidade. Iniciamos a Santa Missa com esse sincero desejo de viver a unidade em nossa Diocese”, disse Dom Luiz Antonio ao princípio da celebração. Em nome do Pároco local, Pe. Yves Mozer, e dos leigos da comunidade anfitriã, o Bispo acolheu os que participavam desta celebração, seja presencialmente ou pelas redes sociais. “É a Missa da Unidade Diocesana. Queremos agora renovar o nosso desejo de viver essa unidade, respeitando as diferenças e colocando o amor acima de tudo… Vamos pedir perdão a Deus pelas vezes que não fomos causa de unidade e motivo de divisão”, reforçou o Prelado.
Entusiasmado em presidir pela primeira vez a Missa do Dia da Unidade, justamente nesta edição atípica, o Bispo iniciou a homilia. Primeiramente, explicou que essa unidade estava prevista para acontecer no ano passado, no último sábado de agosto, como ocorre há anos. Afirmou a todos que tudo foi muito bem preparado pela comunidade acolhedora, porém por conta da pandemia, fez-se necessário adiar para este dia. “E ainda por conta da pandemia estamos aqui com número bem reduzido de pessoas… A Missa da Unidade Diocesana acolhe em média 10 mil pessoas. É um grande evento da nossa diocese! Estamos aqui em número reduzido, mas trazemos todos no coração”, disse Dom Luiz Antonio.
O Prelado também justificou o motivo pelo qual a Missa Crismal ou dos Santos Óleos, que estava programada para acontecer em 1º de abril, Quinta-feira Santa, como de costume na Diocese, foi realizada nesta data. “Por conta do agravamento da pandemia naquele momento (1/4/2021), as Igrejas estavam fechadas, então transferimos para hoje”.
Ainda na pregação, o Sucessor dos Apóstolos manifestou sua gratidão ao Pe. Yves e a todas as pessoas envolvidas na preparação deste dia, e completou. “Estive aqui no ano passado já anunciando que a Unidade Diocesana seria em 2021. Esperávamos que a situação da pandemia estivesse melhor, mas para o próximo ano esperamos que seja possível o encontro presencial. A nossa próxima unidade será em 27 de agosto de 2022. Mas nesse ínterim muita coisa boa aconteceu. A restauração da Igreja ficou pronta! Por isso, além de agradecer ao Pe. Yves e toda a equipe”. E neste clima de agradecimentos, dirigiu-se aos presbíteros. Minha primeira palavra é de gratidão. Gratidão aos padres, que durante esta pandemia, este tempo difícil fizeram de tudo para manter as atividades pastorais, os compromissos administrativos nas respectivas paróquias”.
E prosseguiu.
– Minha gratidão ao povo de Deus, nossos irmãos que nos acompanham, vocês são os protagonistas desta missão evangelizadora. Minha gratidão a vocês que foram fiéis à participação, no engajamento, na manutenção das paróquias. Não dá para celebrar essa Missa da Unidade Diocesana sem fazer esse agradecimento… Mesmo com as Igrejas fechadas, alimentaram a chama da fé, por conta da reserva que tinham do óleo que é mantido por meio da oração, a nossa participação e missão.
O Bispo também recordou a todos quão significativa a semana que passou é para a Diocese.
– Estamos encerrando o mês de agosto. Em 24 de agosto celebramos os 10 anos de falecimento de nosso primeiro Bispo Diocesano, Dom Clemente Isnard, o idealizador da Unidade Diocesana. No dia 25/8, comemoramos os 36 anos de dedicação da nossa Catedral, uma celebração diocesana. Hoje celebramos a 43ª Unidade Diocesana, com o tema: Óh Maria, Portal da Unidade. Estamos na Igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese. Todos nós passamos pelo portal! Essa cidade tem um portal muito bonito, mas entre o portal e a paróquia existe uma distância. Entrar por esse portal significa percorrer esse caminho vivendo a unidade. Hoje estamos entrando por esse portal com Maria, com esse sincero desejo de viver a unidade entre nós, respeitando as diferenças, praticando o diálogo, o respeito e a tolerância. O desejo da mãe é que todos os filhos vivam unidos, não é assim? Estamos na casa da Mãe, entramos pelo portal da unidade. O desejo do Filho que rezou pela unidade e o desejo da Mãe é que seus filhos estejam unidos – exortou.
Após a pregação, o Prelado recebeu os Santos Óleos (Catecumenos, Enfermos e Crisma) para iniciar a benção. Proporcionando ainda mais beleza e significado ao momento, as ânforas foram conduzidas até o Bispo pelos sacerdotes que foram ordenados ao longo do último ano na Diocese: Pe. Rodolfo Rodrigues, Pe. Wellington Moreira e Pe. Marcus Vinícius Muros. Além da benção dos Santos Óleos, foi feita a renovação das promessas sacerdotais.
Antes de despedir-se desta missão que lhe fora confiada desde 2019, no encerramento da Unidade Diocesana sediada pela Paróquia São João Batista, em Macaé, Pe. Yves Mozer manifestou sua gratidão. Neste momento, Dom Luiz Ricci coroou a imagem de Nossa Senhora junto de uma paroquiana da comunidade anfitriã, representando o laicato da diocese.
Durante a celebração também houve a transposição da bandeira símbolo da Unidade Diocesana, a qual seguirá agora para o Vicariato Episcopal Sede, sendo entregue ao Vigário Episcopal, Gelcimar Petinati. Posteriormente, será divulgada a paróquia que sediará a 44ª edição do Dia da Unidade Diocesana.
Texto e fotos: Grasiele Guimarães