A cidade de Itaperuna, noroeste do Estado do Rio de Janeiro, recebeu entre os dias 27 e 29 de setembro a missão dos seminaristas que estão na etapa da configuração (Teologia). Neste ano a OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) acolheu o pedido de dom Roberto Francisco, bispo diocesano de Campos dos Goytacazes e enviou os seminaristas às oito paróquias do município itaperunense.
Essa experiência missionária reuniu 130 seminaristas das (arqui) dioceses de Niterói, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Petrópolis, Duque de Caxias, Barra do Piraí – Volta Redonda, Valença e Campos dos Goytacazes e também da Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney. Já na missa de abertura dom Roberto animou e exortou os formandos para saírem ao encontro do povo: “Vão sem reservas, vivam este momento com entrega total, levando a alegria que vem de Cristo e sejam transformadores da realidade”, disse o bispo.
Alem das visitas as famílias os seminaristas executaram tarefas pastorais tais como encontro com jovens e crianças da catequese e todos se sentiram muito gratos pela acolhida e pelo carinho tanto do povo quanto dos padres acolhedores, famílias que hospedaram. Pe. Elênio de Abreu, Assistente Espiritual do Comise destacou a importância da missão e agradeceu as famílias que acolheram os jovens na missão. As missões realizadas na área urbana de desafios sociais e no meio rural.
– Muitos relatos fortes de experiências e no fim muitos estabeleceram amizades e a promessa de visitas futuras. E por fim todos nos reunimos na Paróquia São Benedito em Itaperuna para o almoço e as despedidas. – destaca Pe. Elênio.
O lema proposto para a missão foi extraído do capítulo quatro do Evangelho de São João. Tema que foi um convite aos participantes a refletir sobre a vontade do Pai na vocação de cada batizado. “Se somos batizados também somos enviados e, por isso, a missão serviu também para animar os seminários do Regional Leste 1 para o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco para toda Igreja”, relata o seminarista José Vilanova, coordenador do COMISE Leste 1..
Por fim, se percebeu a alegria de cada seminarista nesta missão. E para o COMISE (Conselho Missionário de Seminarista) foi um momento muito marcante porque se vê no Regional Leste 1 – CNBB (Estado do Rio de Janeiro) um despertar para a ação missionária nas casas de formação. Algo mais marcante ainda foram as mensagens dos Bispos e formadores aos seminaristas durante as missões. Em cada mensagem foi possível enxergar o comprometimento dos pastores com a formação de novos presbíteros desejada pela papa Francisco. Cada bispo e formador desejava encontrar nos seminaristas unidade, comunhão e sinodalidade entre os futuros sacerdotes.
O Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão e Referencial para a missão enviou mensagem lamentando não poder participar, e destacou a importância da realização da missão no sentido de suscitar em cada um o desejo que Jesus chegue a todas as pessoas. E não esqueçam que vocês estão em missão, mas cada um de vocês é missão do pai para que o nome de Jesus Cristo pela força do Espírito Santo chegue a todas as pessoas.
– Vamos lá, saiam, pois somos uma Igreja em saída. Levem o amor de Jesus Cisto porque muitas vezes não é amado e nem é conhecido e através do testemunho alegre e jovial que Cristo seja conhecido em todos os lugares e em especial através dessa missão especial na Diocese de Campos. – recorda Dom Gregório Paixão.
Colaboração: Seminarista José Vilanova Santos, coordenador COMISE Leste 1 e Ricardo Gomes, Assessoria de Imprensa da diocese de Campos dos Goytacazes