Carnaval no Regional Leste1 da CNBB: RCC promove evangelização e cultura de Pentecostes
Durante o último feriado de Carnaval, enquanto o Brasil vivia a folia da festa popular, os membros do movimento eclesial Renovação Carismática Católica (RCC) aproveitaram a ocasião para evangelizar e propagar a cultura de Pentecostes. No Rio de Janeiro, estado conhecido por sediar o “maior carnaval do mundo”, não foi diferente.
Cerca de 25 encontros ocorreram em diversas dioceses do estado, incluindo retiros fechados, grandes eventos e Reuniões de Oração animadas, que levaram a Palavra de Deus a uma multidão ao longo dos quatro dias de festa. Além dos louvores, algumas dioceses organizaram blocos carnavalescos que cantavam “marchinhas para Jesus”. As programações contaram com momentos de louvor, clamor ao Espírito Santo, Santa Missa, Adoração ao Santíssimo e pregações sobre temas como o Amor de Deus, Conversão, Vida em Comunidade e o Batismo no Espírito Santo. Todas as reflexões norteadas pela passagem bíblica: “Senhor, a quem iríamos nós?” (Jo 6, 68a).
Os números demonstram o impacto da evangelização promovida pela RCC do Rio de Janeiro durante o Carnaval: mais de 30 mil irmãos e irmãs passaram pelos retiros nos 4 dias do carnaval, cerca de 4 mil pessoas reconciliadas com Deus por meio da confissão e aproximadamente 500 crianças e adolescentes evangelizados. Bem como diversas ações sociais realizadas como distribuição de alimentos e acolhida.
Os retiros de Carnaval organizados pela Renovação Carismática se consolidam como uma alternativa para quem deseja dias de oração e espiritualidade. Muitas pessoas encontram nesses encontros um novo sentido para sua fé, despertando o desejo de participar ativamente da vida paroquial por meio de Grupos de Oração, Pastorais e outros movimentos eclesiais.
A missão dos Grupos de Oração da RCC vai além do Carnaval: apresentar Jesus como Senhor é um compromisso vivido semanalmente, em uma alegria que não termina na Quarta-feira de Cinzas!
“Vida longa aos carismáticos!”, como proclamou São João Paulo II.
Texto: Ministério de Comunicação da Renovação Carismática Católica do Rio de Janeiro.