Coordenadores de Pastoral das Dioceses do Regional Leste 1 se reúnem para formação e troca de experiências
Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, o Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu um Encontro para Coordenadores de Pastoral das Dioceses do Estado do Rio de Janeiro. O evento, que teve como fio condutor a reflexão sobre a identidade e missão do coordenador diocesano de pastoral, foi conduzido pelo Padre Patriky Samuel Batista, membro do clero da Diocese de Luz (MG) e ex-subsecretário adjunto geral da CNBB.
A identidade e missão do coordenador diocesano de pastoral
Durante sua exposição, Padre Patriky destacou a importância do coordenador diocesano de pastoral como articulador da vida pastoral na diocese. Em sua fala, ele resgatou a origem desse papel na Igreja do Brasil, remontando ao Movimento de Natal, uma série de iniciativas pastorais desenvolvidas na Arquidiocese de Natal na década de 1960.
“O coordenador diocesano de pastoral tem a missão de acompanhar a execução do planejamento pastoral, em comunhão com o bispo, corrigindo rotas quando necessário e promovendo avaliações periódicas. Acima de tudo, seu objetivo é evangelizar, tornando o Reino de Deus presente no mundo, como nos ensina o Papa Francisco”, afirmou.
O sacerdote também ressaltou a importância do planejamento pastoral fundamentado nos documentos da Igreja na América Latina e no chamado de São João XXIII para uma evangelização com clareza de pensamento e grandeza de coração. “Foi um momento de partilha precioso, no qual reanimamos nossos corações para a missão, como Igreja em saída, levando a alegria do Evangelho a tantos corações”, concluiu Padre Patriky.
Presença da presidência do Regional
O encontro contou com a participação da presidência do Regional Leste 1. Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e presidente do organismo, esteve presente na abertura e celebrou a missa de encerramento. Dom Luiz Henrique, bispo de Barra do Piraí–Volta Redonda e vice-presidente do Regional, também marcou presença.
Dom Gilson ressaltou a importância da adesão das dioceses a momentos formativos como este. “Foi a primeira experiência que realizamos nesse formato e ajudou muito, tanto na capacitação e formação dos coordenadores de pastoral quanto no fortalecimento da identidade desse agente da missão, que é fundamental para a vida das dioceses. Além disso, proporcionou um espaço de comunhão e partilha, elementos essenciais para uma missão cada vez mais sinodal”, afirmou.
O encontro reafirmou a importância do coordenador diocesano de pastoral como peça-chave no dinamismo evangelizador da Igreja. A partir da partilha e da formação oferecida, os participantes retornam às suas dioceses com o compromisso renovado de impulsionar a missão pastoral com unidade e clareza, seguindo as diretrizes da Igreja no Brasil e a inspiração do Papa Francisco.