Explorando a Sinodalidade: Clero Diocesano aprofunda temática durante atualização teológico-pastoral
Entre os dias 14 e 16 de maio, o Clero Diocesano de Barra do Piraí – Volta Redonda se reuniu no Centro Pastoral de Arrozal, em Piraí, para a tradicional atualização teológico-pastoral. Neste ano, o tema escolhido foi “Igreja Sinodal”.
A temática foi conduzida pelo Bispo Diocesano de Petrópolis e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, um dos dinamizadores da equipe de Animação do Sínodo no Brasil. Convocado pelo Papa Francisco em 2021, o processo ainda em curso tem previsão de conclusão para 2024.
De acordo com Dom Joel Portella, o termo sinodalidade é um conceito recente e necessita ser assimilado entre os membros da Igreja. “Procurei esclarecer durante a atualização o que se compreende pelo termo e o que estamos aos poucos descobrindo de beleza no conceito de sinodalidade, expressão da comunhão eclesial, de modo muito especial, no que diz respeito a escuta e a participação”, explicou o Bispo de Petrópolis.
O Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Paulo Sérgio Almeida, relembrou que muitas notícias fantasiosas e polêmicas acabam distorcendo esse grande momento da vida de nossa Igreja. “Trazendo clareza ao tema, Dom Joel Portella levou para o Clero a essência, a fundamentação de cada documento, cada passo que está sendo dado no processo de sinodalidade. A partir de agora, é seguir em nossa Diocese aquilo que o sínodo convida: escutar. Escutar para participar e escutar para gerar participação. Também profundamente viver em nossas comunidades, grupos, paróquias, o sentido da comunhão”, disse o Padre.
“Este momento de união com a presença de todo o Clero é uma oportunidade para que todos adquiram ferramentas essenciais para lidar com questões pastorais e evangelizadoras. Agradecemos a presença de Dom Joel Portella na condução da atualização”, comentou Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano de Barra do Piraí – Volta Redonda.
Sínodo – Por uma Igreja Sinodal
Segundo os documentos da Igreja, o Sínodo dos Bispos foi instituído por São Paulo VI em 15 de setembro de 1965, através o Motu Proprio Apostolica Sollicitudo. Sua instituição ocorreu no contexto do Concílio Vaticano II que, com a Constituição dogmática Lumen Gentium (21 de novembro de 1964), concentrou-se em grande parte na doutrina do episcopado, solicitando um maior envolvimento dos Bispos cum et sub Petro nas questões que interessam a Igreja Universal.
Na história da Igreja, são mais de 30 edições realizadas entre Sínodos Ordinários, Extraordinários e Especiais. A lista completa pode ser acessada aqui.