OSIB Leste 1 promove formação sobre o acompanhamento das vocações adultas
A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) está promovendo um encontro de formação destinado aos formadores do Regional Leste 1 da CNBB, que teve início na última segunda-feira (25/09) e se estenderá até quarta-feira (27/09). O evento está ocorrendo no Espaço de Festas Barroco, situado no município de São Fidélis.
A abertura do encontro foi marcada pela celebração da Santa Missa, presidida por Dom Roberto Francisco, Bispo Diocesano de Campos dos Goytacazes, e concelebrada por Dom Gilson Andrade, Bispo de Nova Iguaçu, e Dom Fernando Rifan, Bispo da Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney.
O principal objetivo deste encontro periódico é concentrar esforços na formação dos formadores do Seminário, fornecendo suporte no acompanhamento e discernimento das vocações adultas. Padre Luiz André, presidente da OSIB Leste 1 e reitor do Seminário Diocesano São Paulo VI da Diocese de Nova Iguaçu, destacou a significativa presença de Dom Gilson Andrade, bispo referencial e presidente do Regional Leste 1 – CNBB, durante todo o evento. Ele também enfatizou a seriedade e o compromisso das Dioceses do Estado do Rio de Janeiro em relação à formação presbiteral, uma vez que todas as circunscrições eclesiásticas da região estão representadas.
As palestras do encontro estão sendo ministradas por Padre Matias Jacobus Ham, da Diocese de Ponta Grossa, no Paraná. O sacerdote, de origem holandesa, é Mestre em Psicologia Clínica da Religião e Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, desempenhando um papel fundamental na formação presbiteral, trabalhando diretamente com formadores e candidatos ao Presbiterato.
Vale ressaltar que a OSIB, Organização dos Seminários e Institutos do Brasil, tem como missão estimular, acompanhar e orientar diversas iniciativas em prol das vocações e dos ministérios. O Setor se integra com as Dimensões e Organismos da CNBB, visando à implementação da ação evangelizadora e da formação na Igreja do Brasil, além de estabelecer relacionamentos com Organismos afins do CELAM e de toda a Igreja.
Imagens: Ruan Sousa – Ascom Diocese de Campos dos Goytacazes
Texto com informações da Diocese de Campos dos Goytacazes