Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda celebra 100 anos de fundação
Fé, oração, emoção e partilha marcaram a Celebração de 100 anos da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda. O evento aconteceu neste domingo, 4, na Ilha São João, em Volta Redonda, com a presença de 15 mil fiéis. Com a presidência de Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano, a Santa Missa marcou a história da Região Sul – Fluminense.
Estiveram presentes na solenidade mais de 14 Bispos, dentre eles, o Cardeal Metropolita, Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro; Dom José Francisco Rezende Dias, Presidente do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Niterói; Dom Geraldo Majella de Castro, Arcebispo de Pouso Alegre, Minas Gerais; os Bispos Eméritos da Diocese, Dom João Maria Messi e Dom Francisco Biasin; Bispos do Regional Leste 1 e o Clero Diocesano. Representantes dos 12 municípios que compõem o território Diocesano, participaram da Santa Missa (Prefeitos, vereadores e secretários) e Cristãos de outras Igrejas.
Bandeirinhas dos quatro vicariatos (Barra Mansa, Barra do Piraí, Resende e Volta Redonda) foram agitadas com alegria na Ilha São João. Pastorais, movimentos diocesanos, religiosos e religiosas puderam ser vistos com suas identificações, verdadeiro sentido de unidade. Durante a tarde, os fiéis participaram do Santo Terço e, ao final da Santa Missa, o show com a Irmã Ana Paula CMES. Além disso, os presentes prestigiaram a praça de alimentação e Stands de parceiros e Paróquias da Diocese.
O Cardeal Metropolita, Dom Orani João Tempesta, em nome de toda a província eclesiástica, saudou os fiéis e relembrou a caminhada jubilar da Diocese. “Bendizemos a Deus pela Celebração do Centenário Diocesano. Relembramos todo a jornada de preparação do ano Jubilar com o triênio e a abertura no final de 2021. É Uma alegria poder estar com o povo de Deus agradecendo por todas as realizações. O ano Jubilar é o tempo da graça, oportunidade única para todos nós batizados. Louvamos ao Senhor com entusiasmo pelos acontecimentos destes momentos que marcaram a história. A partir de agora, a missão é olhar para frente, antenados com os desafios do futuro, lembrando com fervor do Centenário Diocesano e, sobretudo, com a certeza que Deus foi fiel conosco”, disse o Cardeal.
O Arcebispo de Niterói, Igreja Mãe da Diocese, Dom José Francisco Rezende Dias, Presidente do Regional Leste 1 da CNBB, reviveu o desmembramento das Dioceses de Barra do Piraí -Volta Redonda e Campos dos Goytacazes.
“Há 130 anos foi criada a Arquidiocese de Niterói, que compreendia todo o estado do Espírito Santo e a maior parte do estado do Rio de Janeiro. 30 anos depois, no ano de 1922, as duas Dioceses foram criadas. Neste dia 4 de dezembro, 100 anos após a fundação, na condição de Arcebispo e como Presidente do Regional, quero expressar a alegria em participar deste momento histórico de ação de graças a Deus, trazendo no coração, todas as pessoas que fizeram e que fazem parte desta bonita e marcante vivência da Igreja no Sul Fluminense. Celebrar 100 anos, é momento de parada para fazer festa, depois da caminhada de preparação buscando reconhecer a presença do Senhor que faz história conosco. Ele é fiel, apesar de nossas infidelidades e fraquezas, mas Deus nos inspira e impulsiona diante dos desafios, continuando presente em nosso meio, chamando a ser Igreja, sempre em comunidade, testemunhando a fraternidade e o seu Reino de Amor”, pontuou Dom José Francisco.
“Agradecemos a presença dos fiéis de todas as regiões da Diocese, com suas bandeiras, camisas e outras identificações. Não podemos deixar de reconhecer os trabalhos dos voluntários que movimentaram a infraestrutura deste Centenário. A festa é nossa e, rendemos graças a Deus por todos os acontecimentos neste triênio. Sentimos também honrados com a presença dos Bispos irmãos que estiveram conosco nesta data. Rendemos graças a Deus pelo momento”, revelou Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano.
Bênção Papal
Por autorização do Santo Padre, o Papa Francisco, o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique concedeu a Bênção Papal com indulgência plenária aos fiéis. A bênção foi dada ao final da Santa Missa.
Nova Co-Catedral
Ao final da Santa Missa, Dom Luiz Henrique, autorizado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, anunciou a mudança da Co-Catedral para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Conforto, em Volta Redonda.
Santuário Mariano de Nossa Senhora das Graças
Teremos mais um Santuário em nossa Diocese, agora, o Santuário Mariano de Nossa Senhora das Graças, em Volta Redonda. Em breve, será anunciada a data para a elevação da Igreja em Santuário.
Neste ano, fruto do III Congresso Eucarístico, foi criado o Santuário Coração Eucarístico de Jesus, em Floriano, Distrito de Barra Mansa. Este, localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra.
Gesto concreto
Como gesto concreto em ação solidária, a Diocese arrecadou neste domingo 1,5 toneladas de alimentos não perecíveis. O movimento irá colaborar com as famílias mais necessitadas da região.
Bispos presentes
Cardeal Orani João Tempesta (Arcebispo do Rio de Janeiro); Dom José Francisco Rezende Dias (Presidente do Regional Leste 01 da CNBB e Arcebispo de Niterói – RJ); Dom Geraldo Majella de Castro (Arcebispo de Pouso Alegre – MG); Dom Nelson Francelino Ferreira (Bispo de Valença – RJ); Dom Gilson Andrade da Silva (Bispo de Nova Iguaçu – RJ); Dom Luciano Bergamini (Bispo Emérito de Nova Iguaçu); Dom Paulo Celso Dias do Nascimento (Bispo Auxiliar de São Sebastião – RJ); Dom Roque Costa Souza (Bispo Auxiliar de São Sebastião – RJ); Dom Zdzisław Stanisław Błaszczyk – Thiago (Bispo Auxiliar de São Sebastião – RJ); Dom Fernando Arêas Rifan (Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney); Dom João Maria Messi (Bispo Emérito de Barra do Piraí – Volta Redonda): Dom Francisco Biasin (Bispo Emérito de Barra do Piraí – Volta Redonda) e Dom George Khoury (Eparca Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso – São Paulo)
Agradecimentos
Durante todo o evento, a prefeitura municipal de Volta Redonda disponibilizou o apoio necessário para a realização da Celebração.