Bispos retornam ao Brasil após Visita Ad Limina, trazendo ‘gratidão’ em suas bagagens
Aos poucos os bispos do Estado do Rio de Janeiro vão retornando ao Brasil e em suas bagagens o principal sentimento que trazem consigo é a gratidão. Queremos nesta matéria recordar alguns momentos, mas, principalmente as mãos generosas que contribuíram para o bom êxito da Visita Ad Limina Apostolorum.
Há uma semana se iniciavam os compromissos dos bispos do Regional Leste 1 da CNBB junto à Santa Sé. Logo no primeiro dia o ponto alto, após a santa missa junto ao túmulo de São Pedro na Basílica Vaticana, nossos pastores se dirigiram ao Palácio Apostólico para encontrar-se com o Papa Francisco. Momento de grande alegria, que os fez admirar ainda mais o Santo Padre – “sobretudo o acolhimento, a liberdade com que ele nos permitiu fazer as colocações. É admirável como que ele acolhe, percebe e responde a todos de maneira, digamos assim, tão generosa e paternal. De maneira magnífica”, disse Dom Tarcisio Nascentes, bispo de Duque de Caxias e Secretário do Regional Leste 1 da CNBB.
Ao todo, em 5 dias, foram 4 missas nas Basílicas Papais, 16 audiências nos organismos da Santa Sé, além das celebrações, reuniões e outros momentos de encontro, visita e confraternizações que os bispos vivenciaram nestes dias. Quem acompanhou os bispos nessa missão, com o Paulo Junior da Rede Vida de Televisão, destaca a forma afetuosa e acolhida generosa com que todos foram recebidos nestes dias e em todos os organismos da Cúria Romana, tantos os bispos como os assessores, membros do clero ou não – “havia em tudo um clima de acolhida muito presente”, disse. Dom Tiago Stanislaw também comenta sobre esse clima de acolhida presente nas audiência – “aquela experiência do acolhimento em cada Dicastério mostra que somos uma família e que de fato a Igreja que existe em várias partes do mundo trata a todos nós como seus filhos e filhas”, disse o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Tantos compromissos pressupõem a necessidade de uma infraestrutura e apoio que possibilitasse a realização deles. Dessa forma, para dar conta de tudo o que a Visita Ad Limina exigia, foi necessário o empenho de algumas frentes e a doação generosa que o presidente do Regional Leste 1 – CNBB, Dom José Francisco, fez questão de mencionar e agradecer durante a homilia da missa de encerramento na Basílica de São Paulo Fora dos Muros – “hoje, nossa Eucaristia tem a tônica de ação de graças a Deus por tudo o que Ele permitiu que vivêssemos nesses dias. Agradecemos a Deus, trazendo no coração e na oração, todos aqueles que nos acolheram, especialmente, o Papa Francisco, os representantes dos Dicastérios”, disso o bispo que fez questão ainda de mencionar os organismos e pessoas que colaboraram no auxílio a está missão – “recordemos ainda dos irmãos da Opera della Chiesa; Padre José Otácio e a direção do Pontifício Colégio Pio Brasileiro de Roma; Padre Patriky Samuel Batista, o sempre disponível subsecretário adjunto geral da CNBB; Padre Carlos Augusto da Arquidiocese do Rio de Janeiro que, com sua discrição, muito nos auxiliou nas celebrações; e todos aqueles e aquelas que nos acompanharam em nossas Arquidioceses e Dioceses com as suas orações”, recordou Dom José.
Muita coisa mudou desde a última Visita Ad Limina e um das principais avanços foi no âmbito das comunicações. Fato que possibilitou que os fiéis pudessem acompanhar de maneira quase que simultânea todos os compromissos dos bispos em Roma. – “os nossos fiéis puderam peregrinar conosco, embora permanecendo no Brasil, mas num clima de oração. E eu quero mais uma vez agradecer e salientar a importância que foi isso, que eles pudessem, pelos meios de comunicação, acompanhar esta bela semana” ressaltou Dom Tarcisio. Fotos, vídeos, cards e textos foram produzidos em larga escala durante esses dias graças ao empenho generoso de muitas mãos. “De modo especial agradecemos à Rede Vida de Televisão na pessoa da Luciana Martins e do Paulo Júnior”, agradeceu Dom José. O presidente do Regional fez ainda questão de mencionar o suporte das equipes do secretariado executivo e de comunicação do Regional Leste 1 e o auxílio dos jornalistas João Dias, da Arquidiocese de Niterói e Grasiele Guimarães da Diocese de Nova Friburgo.