NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO CARDEAL DOM JOSÉ FREIRE FALCÃO
O Regional Leste 1 – CNBB, por meio da sua presidência, manifesta o seu pesar e proximidade à Arquidiocese de Brasília (DF), na pessoa do seu arcebispo, Dom Paulo Cezar Costa e do Regional Centro Oeste – CNBB, na pessoa do seu presidente, Dom Waldemar Passini Dalbello, pelo falecimento do Arcebispo Emérito de Brasília (DF), o Cardeal Dom José Freire Falcão, ocorrido neste domingo, 26 de setembro, na capital federal, vítima da pandemia da COVID-19.
Natural de Ereré no Estado do Ceará, Cardeal Falcão entrou para o Seminário da Prainha em Fortaleza com apenas 14 anos de idade impulsionado pelo sonho de ser sacerdote e tendo sempre consigo o apoio e incentivo de sua família. Em 19 de junho de 1949 foi ordenado presbítero e 18 anos mais tarde foi sagrado bispo, sendo designado como coadjutor para a Diocese de Limoeiro do Norte (CE), onde exercia o seu ministério sacerdotal. Foi ainda arcebispo de Teresina (PI) por treze anos até ser transferido para Brasília (DF), ficando 20 anos a frente da arquidiocese. Criado cardeal no consistório de 28 de junho de 1988 sob o título de cardeal-presbítero de San Luca a Via Prenestina, participou do funeral de São João Paulo II e do Conclave que elegeu o Santo Padre Bento XVI.
Neste momento de incertezas que vivemos, possamos aprender com o bom exemplo de Dom José Freire Falcão, que viveu autenticamente o seu lema episcopal, servir na humildade. Que a Virgem Mãe Aparecida, interceda por esse amado pastor, rogando a Deus que o acolha em seu Reino nos céus.
DOM JOSÉ FRANCISCO REZENDE DIAS
Arcebispo de Niterói (RJ)
Presidente do Regional Leste 1 – CNBB
DOM GILSON ANDRADE DA SILVA
Bispo de Nova Iguaçu (RJ)
Vice-presidente do Regional Leste 1 – CNBB
DOM TARCISIO NASCENTES DOS SANTOS
Bispo de Duque de Caxias (RJ)
Secretário do Regional Leste 1 – CNBB