100 anos de História. Criada em 1922 a Diocese de Campos se prepara para comemorar o Centenário com a abertura do Triênio preparatório neste domingo no Colégio Salesiano em Campos dos Goytacazes. A programação começa às 14h com acolhida as paróquias e será encerrada com missa as 18h presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz.
Dom Roberto fará o pronunciamento de abertura das atividades às 14h e logo a seguir acontecerá uma apresentação da História dos 100 anos de fé e evangelização. As 15h apresentação do Triênio e logo a seguir será divulgada a agenda das atividades de 2020. As 16h Exposição e Adoração ao Santíssimo, seguido de Bênção do Santíssimo.
Uma história marcada por um legado de fé construído por religiosos que impulsionaram a implantação da fé católica na região. Tudo começa com os Monges Beneditinos que chegaram em 1648. Depois chegaram os Jesuítas, Franciscanos e as demais congregações religiosas.
– É um momento forte para reviver nossas raízes fundacionais e nossa identidade espiritual, religiosa e pastoral que nos caracteriza e constitui um legado e um dom para a Igreja. Partindo da semente plantada pelos beneditinos e jesuítas que primeiriaram, como diz o Papa Francisco, a nossa evangelização. Liderada por sete bispos (dois salesianos e cinco seculares), foi se desenvolvendo uma Igreja Particular. – destaca Dom Roberto Francisco.
Com o passar do tempo, se formou um clero zeloso, sempre presente na vida pública, como o Pe. Rosário e Mons. Severino, que deixaram todo um testemunho generoso, cristalizado em inúmeras obras sociais e educativas.
– A vida consagrada dedicada, com um Carmelo muito presente e orante, a vida religiosa apostólica masculina integrada pelos padres salesianos, redentoristas, arautos do evangelho e irmãos mercedários da Caridade; e a vida religiosa ativa feminina animada pelas Filhas de Maria Auxiliadora, Irmãs do Bom Conselho, Santa Teresinha, dos Anjos Adoradoras da Santíssima Trindade, Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue, Carmelitas Servas dos Pobres, Missionárias de São José e Missionárias Servas de Javé Salvador.- pontua o bispo.
Bispo, Pastor e Profeta
Desde a chegada a Diocese, Dom Roberto Francisco assumiu uma missão profética, iniciando com a realização do Sínodo Diocesano, com o objetivo de impulsionar a missão de uma igreja em saída. As ações buscando destacar a missão do leigo na igreja, E para impulsionar essa missão foi criado o Conselho do Laicato que conta com movimentos fortes e pastorais inclusivas coordenadas hoje pela Caritas Diocesana.. Inicia a formação da Escola Diaconal Santo Estevão promovendo a ordenação dos Diáconos Permanentes,
Um tempo para dar a Igreja Diocesana um novo impulso com a criação de novas paróquias. Desafios que Dom Roberto assumiu com coragem para que a Diocese de Campos seja uma igreja em saída.
História
A Diocese de Campos é uma circunscrição eclesiástica criada em 4 de Dezembro de 1922, através da Bula “Ad Supremae Apostolicae Sedis Solium” do Papa Pio XI. Atualmente o território da diocese compreende as regiões norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro com mais de 1 milhão de habitantes.
Bispos Diocesanos:
• 1º Bispo: Dom Henrique César Fernandes Mourão (1925-1935);
• 2º Bispo: Dom Otaviano Pereira de Albuquerque, Arcebispo (1935-1949);
• 3º Bispo: Dom Antônio de Castro Mayer (1949-1981);
• 4º Bispo: Dom Carlos Alberto Etchandy Gimeno Navarro (1981-1990);
• 5º Bispo: Dom João Corso (1990-1995);
• 6º Bispo: Dom Roberto Gomes Guimarães (1996-2011);
• 7º Bispo: Dom Roberto Francisco Ferrería Paz (desde 30-07-2011) atual Bispo Diocesano.