Falecido na noite do último domingo, 13 de outubro, na cidade de Vassouras no sul fluminense, dom Elias James Manning tinha 81 anos e desde 2014 era bispo emérito da diocese de Valença, quando fora sucedido por dom Nelson Francelino Ferreira.
Muito amado por todos, dom Elias foi o que chamamos de “Homem de Deus”, simples generoso e próximo de todos aqueles precisavam, principalmente dos mais necessitados.
Com o objetivo de facilitar que todos os diocesanos possam participar da despedida de dom Elias, o velório será realizado em várias cidades, ficando assim definido:
Segunda-feira: 14 de outubro:
– 9h: velório na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, centro da cidade de Vassouras e Missa de Exéquias, às 10h30.
– 15h: Missa de Exéquias na Paróquia São Sebastião no centro da cidade de Três Rios, após a celebração o féretro segue para a cidade de Paraíba do Sul, onde existe uma Comunidade Franciscana, na Paróquia São Pedro e São Paulo, centro da cidade.
Terça-feira, 15 de outubro:
– 7h: Missa na Paróquia São Pedro e São Paulo em Paraíba do Sul, após a missa ho corpo segue para a sede da Diocese, na cidade de Valença
– 12h: Velório na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Glória
– 14h: Missa de Exéquias
– 16h: Sepultamento na cripta da catedral
Esses horários foram divulgados pela Diocese de Valença e são previsões, pois intercorrências poderão surgir, modificando o planejamento e alterando tais definições.
CONFIRA ABAIXO A NOTA DE PESAR DO REGIONAL LESTE 1 – CNBB SOBRE O FALECIMENTO DE DOM ELIAS JAMES MANNING, OFM. CONV.
O Regional Leste 1 – CNBB, com profundo pesar, comunica o falecimento do Exmo. Revmo. Dom Elias James Manning, OFM. Conv., bispo emérito da diocese de Valença no Estado do Rio de Janeiro.
Natural de Troy, Nova Iorque nos Estados Unidos da América, dom Elias nasceu no dia 14 de abril de 1938. Aos vinte anos de idade recebeu o hábito da Ordem dos Frades Menores Conventuais e o nome de Frei Elias, realizando em 08 de dezembro de 1959 a profissão religiosa, durante a Solenidade da Imaculada Conceição. Durante o período dos estudos acadêmicos foi enviado para concluir o curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano de São José no Rio de Janeiro. Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 30 de outubro de 1965 na sua terra natal. Como padre trabalhou em Pontalina no Estado de Goiás e no Estado do Rio de Janeiro nas cidades de Araruama e na capital fluminense. Foi também Custódio Provincial da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Em março de 1990 foi nomeado bispo da diocese de Valença (RJ) pelo Papa São João Paulo II, recebendo a ordenação episcopal no dia 13 de maio do mesmo ano, ficando no governo pastoral da diocese até o ano de 2014, quando foi sucedido por dom Nelson Francelino Ferreira.
Além do serviço pastoral como bispo diocesano de Valença, dom Elias foi muito presente e atuante no Regional Leste 1 – CNBB, sendo responsável pela Catequese e pelas Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs). Atuou ainda como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre os anos de 2004-2007.
Dom Elias deixa para nós um legado de simplicidade, humildade e confiança no Evangelho de Jesus Cristo. Firmes na esperança, ogamos a Deus para que acolha em seu Reino esse servo bom e fiel, um verdadeiro homem de Deus.
Firmes na esperança da Ressurreição,
DOM JOSÉ FRANCISCO REZENDE DIAS
Arcebispo de Niterói (RJ)
Presidente do Regional Leste 1 – CNBB
DOM GILSON ANDRADE DA SILVA
Bispo de Nova Iguaçu (RJ)
Vice-presidente do Regional Leste 1 – CNBB
DOM TARCISIO NASCENTES DOS SANTOS
Bispo de Duque de Caxias (RJ)
Secretário do Regional Leste 1 – CNBB