A Diocese de Duque de Caxias, com profundo pesar, comunica o falecimento do Revmo. Padre José Carlos Gonçalves, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Agostinho Porto, São João de Meriti e membro da Congregação dos Filhos da Caridade Canossianos.
Natural de Araras, São Paulo, Padre José Carlos nasceu em 22 de julho de 1947. Entrou para a Congregação de Santa Madalena de Canossa onde realizou sua primeira profissão religiosa em 22 de janeiro de 1980 e a profissão perpétua em 18 de maio de 1983. Foi ordenado presbítero em 02 de dezembro de 1984 em sua cidade natal.
Padre José exerceu diversas atividades durante o seu fecundo ministério presbiteral, entre os quais foi reitor do Seminário Menor Canossiano e pároco nas paróquias de Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo (1993 – 1996), Sagrada Família, em Ribeirão Preto (1996 – 2003) e em São Sebastião, em Piabetá, Magé (2004 – 2010). Estava na Diocese de Duque de Caxias desde o dia 17 de março de 2019, quando tornou-se pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Agostinho Porto.
O velório acontecerá na igreja matriz de Nossa Senhora das Graças em Agostinho Porto. A Missa de Exéquias será celebrada, às 19h desta terça-feira, 11 de junho, por Dom Tarcisio Nascentes dos Santos. Após a celebração o corpo do Padre José Carlos será transladado corpo à cidade de Araras, onde, às 11h desta quarta-feira, 12 de junho, na Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, será realizada a Missa Exequial, presidida pelo Provincial da Congregação dos Filhos da Caridade Canossianos, padre Octavio Del Luján Moscoso. Após o missa, ocorre o sepultamento, no Cemitério Municipal de Araras.
Padre José Carlos deixa para nós um legado de simplicidade, humildade e confiança no Evangelho de Jesus Cristo. Firmes na esperança, rogamos a Deus para que acolha em seu Reino esse seu servo bom e fiel.
Dom Tarcisio Nascentes dos Santos
Bispo de Duque de Caxias (RJ)