Quem somos

Somos o Conselhor Episcopal Regional Leste 1 – CNBB, que congrega todas as (Arqui) Dioceses do Estado do Rio de Janeiro, divididas em duas Províncias Eclesiásticas: de São Sebastião do Rio de Janeiro e de Niterói.

Compõem a Província Eclesiástica de São Sebastião do Rio de Janeiro: a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (sede), a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, a Diocese de Duque de Caxias, a Diocese de Itaguaí, a Diocese de Nova Iguaçu e a Diocese de Valença.

Compõem a Província Eclesiástica de Niterói: a Arquidiocese de Niterói (sede), a Diocese de Campos dos Goytacazes, a Diocese de Petrópolis, a Diocese de Nova Friburgo e a Administração Apostólica São João Maria Vianney .

Um pouco de história

A história do Regional Leste 1 se confunde com a da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A CNBB foi fundada no Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro, no dia 14 de outubro de 1952. Sua 1ª Assembléia Geral foi realizada em agosto de 1953, em Belém (PA). Após a instalação, o 1º Secretário Geral, Dom Helder Câmara, escrevia a todos os Bispos: “Cessou para a Igreja no Brasil a fase de esforços, heróicos talvez, mas dispersos, descontínuos, sem planejamento. Não é preciso ser profeta para prever que, em breve, a Igreja entre nós estará em condições de trazer ajuda substancial ao exame dos mais agudos problemas da nacionalidade”.

Desde então, o Regional tem participado de forma ativa e em comunhão eclesial na missão evangelizadora da Igreja no Brasil.

A CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é a instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja Católica no País. A CNBB tem a missão de fomentar a comunhão entre os Bispos e, no diálogo, aprofundar o afeto colegial garantindo maior unidade no processo de evangelização, conforme os desafios do momento presente. Para isso, conta com a ajuda de assessores e peritos.
Para melhor desempenhar sua missão, a CNBB reuniu as dioceses do país em Regionais, que somam um total de 18.

São eles:
N 1: Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima)
N 2: Norte 2 (Amapá e Pará)
N3: Tocantins e Norte de Goiás
NE 1: Nordeste 1 (Ceará)
NE 2: Nordeste 2 (Aagoas, Paraíba, R.G do Norte e Fernando de Noronha)
NE 3: Nordeste 3 (Bahia e Sergipe)
NE 4: Nordeste 4 (Piauí)
NE 5: Nordeste 5 (Maranhão)
L 1: Leste 1 (Rio de Janeiro)
L 2: Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais)
S 1: Sul 1 (São Paulo)
S 2: Sul 2 (Paraná)
S 3: Sul 3 (Rio Grande do Sul)
S 4: Sul 4 (Santa Catarina)
CO: Centro Oeste (Distrito Federal e Goiás)
O 1: Oeste 1 (Mato Grosso do Sul)
O 2: Oeste 2 (Mato Grosso)
NO: Noroeste (Rondônia, Acre e Sul do Amazonas)

O órgão supremo da CNBB é a Assembleia Geral, que reúne todos os bispos do Brasil, ordinariamente, uma vez por ano e, extraordinariamente, quando para fim determinado e urgente, sua convocação for requerida anualmentel. “É a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e co-responsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil” (cf. art. 31 Estatuto Canônico da CNBB).

 

Contatos

CONSER  Leste 1 – CNBB
Avenida Chile, 245 (Catedral Metropolitana de São Sebastião)
CEP: 20.031-170 – centro
Rio de Janeiro-RJ, Brasil
Telefones: +55 21 2516-2682
email: cnbbleste1@gmail.com

Assessoria de Imprensa: Adielson Agrelos
Telefone: +55 21 98098-9178
email: assessorialeste1@gmail.com

CNBB
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” – Brasília/DF – CEP: 70401-900
Fone: (61) 2103-8300 / Fax: (61) 2103-8303
Website: cnbb.org.br