Bispo de Nova Friburgo participa de encontro com os Diáconos Permanentes

“O carisma do Diácono, sinal sacramental do Cristo Servo, tem uma grande eficácia para a realização missionária com vistas à libertação integral do homem” (Documento de Puebla, 697).

1 site litoral 2018 Bispoparticipa de encontroeconfraternizacaocomosdiaconosemtrajanodemoraes 01ok

Os dias 10 e 11/8 foram marcados por comemorações ao dia desses irmãos que, junto aos presbíteros, oferecem o devido auxílio ao povo de Deus, quer seja nas celebrações e difusão do Evangelho ou no testemunho de vida em comunhão com suas esposas e filhos. No dia 11, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, esteve na Matriz Paroquial Sagrado Coração de Jesus, em Trajano de Moraes, para o tradicional encontro e confraternização dos Diáconos.

Na oportunidade, 15 Diáconos Permanentes da Diocese estiveram reunidos com o Bispo. Também estiveram presentes o Vigário Episcopal do Vicariato Litoral e Presidente da Comissão Diocesana para o Diaconato Permanente, Pe. Gelcimar Petinati; o Pe. Fabrício Salomão, Administrador Paroquial da comunidade local, e as esposas de alguns dos Diáconos. A atividade, que compreendeu momentos de partilha e Santa Missa, marcou a comemoração pelo Dia do Diácono, celebrado em 10/8. Neste dia, a Igreja faz memória à São Lourenço, também Diácono e que viveu na Igreja no tempo dos Apóstolos. No início da tarde, os presentes participaram de um almoço festivo.

1 site litoral 2018 Bispoparticipa de encontroeconfraternizacaocomosdiaconosemtrajanodemoraes 05ok

Paróquia São Paulo Apóstolo – Macaé

Em meio ao acontecimento de mais uma edição do Cerco de Jericó, a Matriz reservou o dia 10/8 para dedicar aos Diáconos Permanentes. A Santa Missa, presidida pelo Pároco da localidade, Pe. João Evangelho, rendeu ação de graças pelos Diáconos Antônio Paulo e Emílio Heleno, atuantes na comunidade. O Pároco agradeceu o empenho, a dedicação e o amor com que os irmãos desempenham suas atividades nas comunidades pertencentes.

2 site litoral 2018 Bispoparticipa de encontroeconfraternizacaocomosdiaconosemtrajanodemoraes 01

Texto: Pascom do Vicariato Litoral
Fotos: Rômulo Pestana e Vânia Gomes
Colaboração: Pe. Gelcimar Petinati, Pe. João Evangelho e Diácono Emílio Heleno da Silva