Dom Gilson é nomeado bispo coadjutor da Diocese de Nova Iguaçu

Mons._Gilson_Andrade_da_Silva_-_foto_21Na manhã desta quarta-feira, 27 de junho de 2018, o Santo Padre, o Papa Francisco nomeou como bispo coadjutor da Diocese de Nova Iguaçu, o até então bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia (BA), Dom Gilson Andrade da Silva.

O prelado é natural do Estado do Rio de Janeiro e foi membro do clero da Diocese de Petrópolis (RJ) até a sua ordenação episcopal em 2011 quando transferiu-se para a Igreja soteropolitana. Agora retorna à Igreja Diocesana de Nova Iguaçu com a missão de auxiliar e assistir a Dom Luciano Bergamin, bispo diocesano.

Dom Gilson será apresentado em Nova Iguaçu no dia 01 de setembro de 2018 em local e horário ainda a serem definidos. Diferente dos bispos auxiliares, o bispo coadjutor goza do direito de sucessão, assumindo a diocese tão logo essa torna-se vacante.

Abaixo segue a nota de saudação da presidência do Regional Leste 1 – CNBB à Diocese de Nova Iguaçu pela nomeação do seu bispo coadjutor.

———————————-

 

Rio de Janeiro, 27 de junho de 2018.

 

In verbo tuo (Lc 5,5)

O Regional Leste 1 da CNBB alegra-se com a Diocese de Nova Iguaçu e com Dom Gilson Andrade da Silva nomeado, hoje, pelo Papa Francisco como Bispo Coadjutor da Diocese de Nova Iguaçu.

Acolhemos com carinho a Dom Gilson, filho da Diocese de Petrópolis que, respondendo ao chamado de Jesus na pessoa do Sucessor de Pedro, retorna ao nosso Regional, depois de trabalhar por vários anos como Bispo Auxiliar de São Salvador, na Bahia. Cumprimentamos à Diocese de Nova Iguaçu e seu Bispo Dom Luciano Bergamin pelo presente recebido e desejamos a Dom Gilson um fecundo ministério pastoral na Baixada Fluminense.

Seja bem-vindo, Dom Gilson!

 

Dom Orani João Tempesta, OCist

Presidente do Regional Leste 1 – CNBB

Dom José Francisco Rezende Dias

Vice-Presidente do Regional Leste 1 – CNBB

Dom Tarcisio Nascentes dos Santos

Secretário do Regional Leste 1 – CNBB