Paróquia da Diocese de Campos reativa Pastoral da Pessoa Idosa

SAM_5467

No sábado a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Italva na Diocese de Campos reativou a Pastoral da Pessoa Idosa que ficou por anos sem a realização das atividades planejadas para o serviço e a evangelização dos idosos. A cerimônia foi organizada pela coordenação e recebeu a bênção do Padre Maxiliano Barreto, que falou dessa importante iniciativa de cunho social que visa promover ações para ajudar a população idosa no convívio e na partilha.

– Um desafio que aceitamos, mas que já conta com apoio da comunidade católica da cidade. A Pastoral da Pessoa Idosa já chegou a ser articulada, mas acabou não tendo o projeto levado adiante. Hoje a coordenadora Ana Lúcia já esta a frente de uma série de atividades. Cursos, produção de artesanato, palestras e um cuidado com idosos que por limitação física ou saúde muitas vezes não participam das atividades paroquiais. Esperamos que essa pastoral possa assumir a sua missão no serviço, na caridade e na evangelização. – reflete o padre.

– Percebemos que aumenta a população de idosos e temos de estar atentos a essa realidade. Uma fase na vida que além de cuidados temos de procurar promover atividades que ajudem aos idosos terem uma vida saudável. E essa a missão da igreja católica de estar atenta aos desafios para manter a vida. Uma pastoral que requer muitas ações concretas com orientação de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos. O idoso não pode ter uma vida sedentária e essa a proposta desta pastoral que integra com os demais trabalhos sociais. – destaca Pe. Maxiliano Barreto.

A coordenadora Ana Lúcia da Rocha Nuss está lançando o convite para oferecer um acompanhamento integral aos idosos com visitas e serviços de acompanhamento médico, psicológico e de profissionais de saúde para consultas e orientação. Mas lança um desafio a toda comunidade.

– Estamos precisando de profissionais, como educador físico, psicólogo, fonoaudiólogo e outros para abraçar esta causa junto conosco, sendo mais um voluntário prestando serviço pra Deus fazendo bem ao próximo. – convoca a coordenadora.

Preocupados com a falta de atividades para os idosos a pastoral vai lançar no dia 26 de maio e abre inscrições para cursos de corte e costura bordado, tricô e crochê e artesanato. Uma iniciativa que vai contar com voluntários da própria cidade. Mas o sonho da coordenadora é criar um grupo para visitar os idosos que estão acamados. E oferecer acompanhamento para ajudar as famílias a conviverem com seus familiares com idade avançada.

– A Pastoral do Idoso na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Italva, nasceu primeiro no meu coração e no coração de minha amiga Ana Lúcia. Nós nem sabíamos que essa Pastoral existia, mas pensávamos em não deixar os conhecimentos se perderem com os mais velhos, e também para os idosos de nossa cidade se sentirem úteis. Os nossos projetos uns já estão sendo colocado em prática e outros serão realizados com o tempo e contando com ajuda de profissionais da nossa cidade, que queiram doar um pouco de seu tempo para trabalhar para Deus ajudando o próximo. Uns dos projetos que estão em  funcionamento.– conta Dalva da Silva Leite Carvalho

A artesã Patrícia Simões Teixeira já se colocou a disposição para dar a sua contribuição para a realização de novos projetos fala da importância desses momentos para que os idosos possam trocar experiências e viverem a fraternidade.

– Quero colaborar e somar para que nossos idosos sejam ainda mais animados e que a pastoral possa crescer e ampliar sua ação para dar melhores condições de vida as pessoas neste momento desafiador de suas vidas. – disse Patrícia.

Ao voltar seu olhar para aqueles que muito fizeram e hoje, são descartados como se não tivessem mais utilidade a Igreja mostra, mais uma vez, a preocupação e o compromisso de colocar em prática o amor ao próximo amando a todos. Lamentavelmente vivemos numa sociedade onde só tem valor quem produz e o idoso é sempre considerado como um peso e até mesmo um transtorno. – observa Maria da Graça Bairral Neves.

Fotos e Texto

Ricardo Gomes

ASCOM/ DIOCESE DE CAMPOS

SAM_5469 SAM_5470 SAM_5471 SAM_5472 SAM_5473 SAM_5474 SAM_5475 SAM_5476