Fiéis da Diocese de Nova Friburgo celebram Ano do Laicato com Bispo em Romaria à Aparecida

Milhares de fiéis da Diocese de Nova Friburgo (RJ se uniram ao Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e aos sacerdotes, diáconos e seminaristas deste território episcopal, na Romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Alguns viajaram na quinta-feira (3/5) para aproveitar um pouco mais o tempo ao lado da Virgem Aparecida. Outros saíram de suas Paróquias na noite de 4/5. Porém, às 9h, do dia 5 de maio, todos rodeavam o altar do Senhor para unidos vivenciarem o Mistério Eucarístico.

site diocese 2018 romariadiocesanaaparecida

Com muita fé e devoção, os fiéis participaram de momentos importantes durante a Romaria: a Santa Missa e a oração do Terço na Tribuna Bento XVI. Este ano, o Bispo também presidiu a Eucaristia na Capela dos Apóstolos, no dia 4. E, a juventude católica diocesana também se fez presente: rezou o Terço com os Jovens de Maria, atividade transmitida ao vivo pela Rede Aparecida.

Santa Missa da Romaria

Em sua pregação, Dom Edney saudou os Filhos da Caridade, que estavam no Santuário Nacional para a celebração do Centenário de Fundação desta instituição, que tem como objetivo evangelizar os mais carentes e os operários dos subúrbios das grandes cidades industriais em todo o mundo.

Posteriormente, o Epíscopo recordou que a propagação da fé nos primeiros séculos está intimamente ligada à escuta atenta as moções do Espirito Santo de Deus.

– O Espírito Santo foi quem conduziu a obra da evangelização nos inícios da Igreja e ainda hoje conduz. Ele age em cada evangelizador que se deixa possuir e conduzir por Ele e põe na sua boca as palavras que sozinho não poderia encontrar. Ao mesmo tempo, predispõe a alma daqueles que escutam para torna-la aberta e acolhedora a Boa Nova e ao Reino anunciado.

site diocese 2018 romariadiocesanaaparecida3

A missão da Igreja e dos batizados também foi tema da homilia.

– Evangelizar, testemunhar o Reino de Deus: esta é a missão da Igreja, esta é a nossa missão de batizados. Por isso, devemos abrir nossos corações ao horizonte do Espírito Santo do Pai, sem ter medo do que Ele nos pede e do lugar onde quer nos levar. O Espírito é a força que move a ação evangelizadora da Igreja.

Dom Edney também se dirigiu aos leigos, referindo-se ao ano a eles dedicado.

– Neste Ano do Laicato, esta grande porção do povo de Deus deve ser ainda mais privilegiada nas reflexões e ações pastorais da Igreja no Brasil, pois todos os dons e carismas provem do mesmo Senhor e direcionam-se à unidade de coração e de fé de toda a Igreja em sua exigente missão de evangelizar. A nós pastores, cabe sermos os sinais visíveis desta unidade, incentivando e discernindo os dons que Deus, com liberalidade, distribui entre os fiéis, defendendo a unidade da fé e da caridade.

E exortou os fiéis.

– Aos fiéis leigos e leigas da Igreja, cabe a ousadia do Espirito, sempre em unidade com os pastores constituídos, iluminando e purificando todos os ambientes seculares com a boa luz e o bom sal do Evangelho, fazendo com que desde a base da Igreja, brotem sementes de unidade na verdade e na caridade, sem nunca deixar se guiar por juízos temerários ou parciais que promovem a discórdia. – E complementou – Assim, meus irmãos e minhas irmãs, unamo-nos em caridade, paz e verdade.

site diocese 2018 romariadiocesanaaparecida2

“Assumir o Evangelho é assumir também as suas exigências”, afirmou o Sucessor dos Apóstolos ao final de sua pregação. Antes da bênção final, os presentes fizeram a Consagração a Nossa Senhora Aparecida.

Recitação do Santo Terço

Após a Eucaristia no Santuário Nacional de Aparecida, os devotos se encontraram na Tribuna Bento XVI para a Recitação Meditada do Santo Terço. Para este momento, foi preparado um subsídio para que os fiéis pudessem acompanhar o Terço e conhecer um pouco mais sobre a história de Aparecida.

Santa Missa na Capela dos Apóstolos

A Santa Missa na Capela dos Apóstolos aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (4/5), sendo presidida por Dom Edney e concelebrada por alguns sacerdotes da Diocese.

Durante a homilia, o Epíscopo refletiu sobre a unidade, “que preserva na Igreja o amor, a caridade e a verdade”, frisando que “esses são os pilares que trazem a unidade em segurança”. Também abordou sobre o mandamento deixado por Cristo – “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” -, destacado no Evangelho do dia.

Terço com os Jovens de Maria

A Diocese também se fez presente nos seus jovens, que apresentaram suas intenções e rezaram o Santo Terço com o Pe. Camillo e o apresentador Allan, no programa ‘Jovens de Maria’. A atividade foi transmitida pela TV Aparecida um pouco antes da Santa Missa da Romaria. Além desta Diocese, também estiveram presentes os irmãos da Diocese de Jacarezinho. A juventude diocesana foi acompanhada pelo seu Assessor e Pároco de Santo Antônio, em Macaé, Pe. Gleison Lima.

Texto: Monara Teixeira

Do site da Diocese de Nova Friburgo (RJ)