Dom Ediney participa das atividades dos 200 anos de Nova Friburgo

A cidade de Nova Friburgo, única criada por Decreto Real no Brasil, celebrou seu bicentenário no dia 16 de maio. Para marcar a data, aconteceu o tradicional hasteamento das bandeiras, seguido de desfile cívico-militar. A atividade contou com a presença do Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e de diversas autoridades. Na parte da noite, a Catedral Diocesana São João Batista recebeu uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Confira o que aconteceu!

site diocese 2018 desfilecivicodos200anosdenovafriburgo 7

Hasteamento das Bandeiras e Desfile

Por volta das 8h30, teve início a cerimônia de hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Estado do Rio, de Nova Friburgo e da Suíça, com a execução dos hinos pela Banda Sinfônica Campesina Friburguense. Este ano, uma grande comitiva suíça participou das atividades do Bicentenário, uma vez que Nova Friburgo foi fundada em 1818 com a chegada de colonos deste país.

A primeira parte do desfile foi feita com a passagem das instituições militares pela Avenida Alberto Braune, principal via do centro da cidade. Posteriormente, diversas instituições civis do município desfilaram contando um pouco dos 200 anos. O roteiro do desfile cívico temático foi produzido pelo Jornalista David Massena, sendo dividido em cinco partes.

site diocese 2018 desfilecivicodos200anosdenovafriburgo 10

No dia 15/5, na publicação A Voz do Pastor, Dom Edney recordou que “a história da única cidade do Brasil criada por um decreto real, traz consigo fatos marcantes que se contabilizam entre momentos difíceis e felizes, mas o que dá significado ao júbilo da comemoração é, sem dúvida alguma, o povo que aqui reside e sua capacidade de superação”.

Durante a programação, acompanharam o Epíscopo: o Vigário Geral da Diocese e Pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, e os Diáconos Transitórios Aurecir Junior e Luis Antonio Fernandes.

site diocese 2018 desfilenovafriburgo200anos

Concerto da Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado Rio de Janeiro

Na Catedral Diocesana São João Batista, foi realizado, em 16 de maio, um Concerto por ocasião do Bicentenário de Nova Friburgo. A apresentação foi feita pela Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado Rio de Janeiro, sendo oficialmente aberta pelo Pe. Marcus Vinicius. Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o Prefeito, Renato Bravo, acompanhado de sua esposa, Cristina Bravo.

site diocesE 2018 apresentaçãoorquestracorpodebombeirosnacatedral-200anosfriburgo 1

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Grasiele Guimarães, Monara Teixeira e Pe. Claudio Menezes 
Do site da Diocese de Nova Friburgo