DIOCESE DE CAMPOS: Igreja de N S da Penha em Atafona será elevada a Santuário

Resultado de imagem para igreja e festa nossa senhora da penha em atafona

Dom Roberto Francisco vai criar mais um santuário na Diocese de Campos. Durante a festa de Nossa Senhora da Penha em Atafona, São João da Barra será elevada a Santuário no dia 7 de abril durante a missa festiva celebrada por Dom Roberto as 19h.  No dia a igreja receberá uma peregrinação saindo da Matriz Paroquial de São João Batista no centro da cidade, com fiéis conduzindo a imagem da padroeira.

A festa é uma das mais tradicionais na cidade e este ano a programação acontece de 1 a 9 de abril. Uma história de fé e devoção que inicia no Século XIX. Recentemente, a procissão foi declarada, por decreto, patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Devoção que vem sendo preservada pelos moradores e devotos. A Festa de Nossa Senhora da Penha, em Atafona é uma das mais tradicionais no município e a devoção vem sendo preservada pela Irmandade que zela pela igreja e mantém viva a chama da devoção centenária. Um legado que representa a memória religiosa, cultural e cultual dos moradores e devotos.

– O culto de Nossa Senhora da Penha é um dos mais antigos de nossa cidade e marca um período de nossa história em que tínhamos uma relação estreita com o Espírito Santo. A fé generalizada na Santa fez com que a comemoração do seu dia seja a maior manifestação de religiosidade do povo da região. Um povo se faz com a preservação de suas ricas tradições. Sem elas estaríamos fadados à destruição enquanto povo-destaca Fernando Lobato.

Edição: Ricardo Gomes