Presidência do Regional realiza primeira reunião 2018 com as coordenações e assessorias das pastorais e movimentos

Na última segunda-feira, 19 de fevereiro, a presidência do Regional Leste 1 – CNBB realizou a primeira reunião anual com os coordenadores e assessores das pastorais e movimentos organizados no Estado do Rio de Janeiro.IMG_2844

 

Organização do Leste 1

Realizada duas vezes ao ano, essa reunião tem por objetivo ser um momento formativo para os diversos coordenadores, estabelecer um diálogo entre as pastorais e possibilitar que os mesmos mantenham um repasse direto com a presidência do Regional que é formada pelo presidente o Em.mo. Sr. Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo vice-presidente o Exmo. Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói e pelo secretário o Exmo. Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, bispo de Duque de Caxias.

No início do encontro Dom José Francisco conduziu a oração da Hora Média da Liturgia das Horas e em seguida a presidência fez sua fala introdutória logo passando a palavra para Dom Joel Portella, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, para conduzir o momento formativo sobre a Campanha da Fraternidade 2018.

IMG_2855É preciso superar a visão de violência

Dom Joel em sua explanação disse que diferente das outras vezes que se falou em violência por parte da Igreja focava-se sempre na questão do crime, porém dessa vez mudou-se o paradigma, “a igreja sempre falou sobre paz e violência, mas dessa vez com uma novidade. Não se foca na questão da violência em si, mas do aspecto positivo. Ou seja, olhamos dessa vez para a superação e não para o crime, pois, violência é maior do que criminalidade. Violência não é apenas uma questão de segurança pública, mas é tudo aquilo que agride o ser humano e lhe tira as condições para viver com a dignidade de filhos de Deus”, ressaltou o bispo.

IMG_2853Destaques das pastorais

Dando continuidade à reunião, todas as pastorais e movimentos presentes puderam fazer seus repasses tanto a nível nacional como na esfera do regional, entre os quais destacamos a Romaria Estadual que a Pastoral da Juventude celebrará na cidade de Piraí, a Caminhada em Defesa do Sistema Único de Saúde realizada em Niterói com o apoio da Pastoral da AIDS, o lançamento da cartilha “Ninguém nasce infrator” da Pastoral do Menor, o apelo da Pastoral Carcerária para a situação delicada e perigosa em que se encontram os presídios do Estado do Rio de Janeiro, o Censo que o Apostolado da Oração está realizando no Regional Leste 1 para saber a realidade de cada grupo, o Ensino Religioso do Regional que vem servindo de modelo para as outras regiões do país, a preparação para o Missão Regional dos Seminaristas da Teologia organizada pela OSIB e a reformulação do site regional por parte da Pastoral da Comunicação e Assessoria de Imprensa.

Valorizar a história

Encerrando a reunião, Dom Tarcisio, secretário regional, falou da necessidade de se fazer memória das atividades do regional, pedindo às pastorais que organizem a sua história para que possamos ter um acervo do que a nossa Igreja vem realizando no Estado do Rio, fala enfatizada pelos outros membros da reunião que foi encerrada com o almoço.

image3

Imagem: José Ítalo – CNBB Leste 1