ADMINISTRAÇÃO APOSTÓLICA SÃO JOÃO MARIA VIANEY: Pe José Eduardo completa 85 anos de idade com cuidado a educação dos pobres

Aos 85 anos de idade, Pe. José Eduardo Pereira fala de seu legado na educação e na ação missionária que começou em Barcelos e atualmente na cidade de São Lourenço/ MG.

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Do sonho que começou em Barcelos onde lançou seu projeto da construção do Educandário Santa Cecília, a realidade. Hoje com 85 anos de idade, com a saúde debilitada vive com as religiosas na cidade de São Lourenço onde mantém uma filial do educandário o sacerdote fala de seu legado de trabalho missionário e educacional. Um projeto de educação católica que aos poucos foi conquistando a comunidade desde a fundação em Barcelos onde fica a casa mãe do Instituto religioso feminino. Recordações são muitas, mas a Madre Cristina enumera um pouco das dificuldades e desafios do começo e fala da garra do padre que venceu todo sacrifício e hoje comemora seu legado.

A imagem pode conter: casa e atividades ao ar livre

– Uma história de vida. Natural da Cidade de Delfim Moreira/ MG Pe. José Eduardo Pereira foi ordenado padre em 08/12/1974 por Dom Antonio de Castro Mayer na Catedral do SS. Salvador em Campos dos Goytacazes. Foi designado Pároco da Paróquia de S. João Batista – São João da Barra – RJ em 15/04/1977. Resgatou inúmeras cerimônias religiosas em especial as Festividades ao Divino Espírito Santo e as Santas Missões em toda a Paróquia. Em seus eloquentes sermões transformou os nossos corações na dedicação aos ensinamentos perene da Santa Igreja! – informa Madre Cristina.

A fundação do Educandário Santa Cecília em Barcelos acontece em 12/01/1985 após a sua saída da Paróquia São João Batista em São João da Barra. A intenção era atender crianças e adolescentes de famílias paroquianas que quisesse se beneficiar. Em 30/09/1988 ele recebeu de doação um imóvel em São João da Barra – RJ em que ele construiu o Educandário Santa Cecília atendendo com o Programa Abrigo Provisório e Escola. Atualmente são 220 meninas desde o infantil até o 5 ano do ensino fundamental.

– E entre as recordações Pe José Eduardo se emociona e lembra com entusiasmo do dia 22/11/1990 em que nós, professamos os Votos de Profissão Religiosa na Congregação Religiosa de Jesus Crucificado e Santa Cecília. Todas fomos frutos de seu apostolado. E a cerimônia foi no Educandário Santa Cecília de Barcelos em que Dom Licínio Rangel nos abençoou. Várias autoridades eclesiásticas, religiosas, civis e o povo juntamente com as nossas famílias, estiveram presentes nesta cerimônia. E no dia 23/11/1990 fomos visitar Dom Antonio de Castro Mayer em que ele também nos abençoou. – lembra Madre Cristina.

Um trabalho muito importante na educação das crianças na cidade relata Nilcineia Caetano. Um projeto que envolve educação e catequese. Nilcineia fala de um tempo que deixa saudades e fala do dinamismo do padre. Sua perseverança e dedicação com os pobres oferecendo uma educação nos padrões éticos, morais e mantendo a chama da fé nas crianças e familiares.

– Para nós de Barcelos Pe. José Eduardo é um exemplo de sacerdote e aqui começou uma grande obra, um verdadeiro apostolado. E o Educandário Santa Cecília sempre será a grande referencia dessa obra de apostolado e de educação com a preocupação e cuidado com os mais pobres. Pe. José Eduardo é um homem que se dedica a sua vida a obra da igreja católica e hoje podemos ver seu legado sendo expandido a cidade de São Lourenço. – disse Nilcineia.

De São João da Barra para São Lourenço. Em 1999 em visita a São Lourenço – MG, ele também recebeu um imóvel de doação para a construção do Educandário Santa Cecília em que atualmente atende gratuitamente 150 crianças e adolescentes no Programa Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Um caminho novo trilhado e um legado de fé nas terras mineiras. Uma obra voltada a comunidade carente. Primeiro a caridade, depois a missão de evangelizar.

– Me vendo feliz com Nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme Deus quer com a sua graça! Cumprindo a minha missão que Deus me deu. Fazendo a Sua vontade! – disse Pe. José Eduardo.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna