Regional Leste 1 inicia sua 16ª assembleia

DSC_4175

No primeiro dia da 16ª Assembleia do Regional Leste 1 – CNBB, 23 de novembro, foi apresentado pelo Presidente do Regional, o Cardeal Orani João Tempesta, a temática central do encontro. Em seguida, Padre André Luís do clero da Arquidiocese de Niterói e assessor do Setor Juventude Regional, realizou uma palestra sobre a realidade juvenil em nosso Estado e apontou as respostas que foram encaminhadas pelas dioceses em relação ao questionário para o Sínodo do Bispos convocado pelo Papa Francisco.

Em sua fala de abertura, Dom Orani encorajou os leigos e leigas a serem presença que anima a sociedade em meio a esse tempo de crise ética e moral que vivemos em nosso país e, sobretudo, em nosso Estado do Rio de Janeiro: “neste dia de ação de graças devemos louvar a vida de pessoas que não se deixam abater pelos diversos problemas que temos em nosso país e no mundo e com alegria contagiam as pessoas e levam a boa nova contribuindo para que tenhamos uma sociedade mais justa e fraterna”, disse o cardeal.

DSC_4178Dando sequência à assembleia, Padre André Luís palestrou sobre a temática “Juventude como sujeito eclesial na Igreja e no mundo”. Partindo do Documento 85 – CNBB, o sacerdote trouxe aos presentes uma síntese dos trabalhos relacionados à juventude nos últimos anos: “o Setor Juventude foi o grande foco destes últimos anos. Não só uma estrutura, mas uma ideia de integração da juventude”, disse o sacerdote. Ele ressaltou ainda que a Jornada Mundial da Juventude realizada em 2013 no Rio de Janeiro e toda a sua preparação foi uma das grandes responsáveis por esse olhar mais efetivo da Igreja para com a juventude “é o jovem no coração da Igreja”. Passando pelo Documento 105 – CNBB, Padre André chegou ao questionário enviado à Santa Sé por ocasião do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude.

A assembleia transcorre num clima de alegre sinfonia e é animada pela bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan que com o seu acordeão vai tocando músicas da vida e também nos momentos de oração. Monsenhor Catelan conduzirá os trabalhos no segundo dia da assembleia.

DSC_4170

 

Confira as fotos do primeiro dia: