Monsenhor Catelan foi o principal conferencista do segundo dia da Assembleia do Regional Leste 1

 

DSC_4256

O segundo dia da Assembleia do Regional Leste 1 – CNBB, 24 de novembro, foi iniciado com a celebração eucarística celebrada por Dom José Francisco Rezende Dias, vice-presidente do Regional e arcebispo de Niterói (RJ) e na sequência dos trabalhos da manhã a orientação ficou por conta do Monsenhor Antônio Luís Catelan Ferreira, do clero diocesano de Umuarama e membro da Comissão Teológica Internacional. Na parte da tarde Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro se juntou ao Monsenhor Catelan na orientação da assembleia.

DSC_4221A esperança de bons frutos

Em sua homilia durante a missa matinal, Dom José Francisco fazendo um paralelo com o Evangelho questionou aos presentes: “Nossas igrejas hoje são casas de oração? Jesus, como ouvimos, quer em três dias reestabelecer uma nova relação com o ser humano. Relação que não obedece mais os limites georáficos, mas se estabelece no coração das pessoas” e abordando o Ano do Laicato continuou “que o ano do laicato seja um ano para renovarmos os nossos compromissos batismais. Temos esperança que muitos brotos virão e tenhamos também a esperança que muitos frutos serão colhidos.”

A vocação dos leigos

Monsenhor Catelan abordou o tema “Desafios do laicato e Iniciação Cristã hoje”. Em sua palestra ele explicou que a finalidade da celebração do Ano do Laicato “é tornar conhecida qual é a vocação própria dos leigos na Igreja e na sociedade e favorecer essa atuação coerente, consistente e profunda. Na Igreja, colaborando com a evangelização em seus vários aspectos, seja exercendo algum ministério especifico seja simplesmente com o seu testemunho de vida. E na sociedade, não é fazer um lobby por interesses como, por exemplo, políticos católicos, não é essa a finalidade, mas, sim na promoção do bem comum. Não se trata, portanto de partidarizar a fé, mas inserir os valores e as convicções da fé nos diversos ambiente”.

DSC_4254

Para o monsenhor um dos grandes desafios do laicato está justamente na formação e com a relação a Iniciação à Vida Cristã ele fala que é um processo ainda incipiente e que vai ainda se expandir. Mas o grande desafio nesse campo é superar, principalmente, uma catequese doutrinal para uma catequese querigmática.

DSC_4308Texto mártir

Na parte da tarde os participantes da assembleia foram divididos em diversos grupos para responderem as perguntas formuladas pelo Padre André Luís no primeiro dia e que serviram de base para primeira versão do documento final da assembleia que foi apresentado no início da noite do segundo dia para apreciação, inserções e correções. O texto final será apresentado ao término da assembleia.

Missa de encerramento

Na manhã deste sábado, 25 de novemnro, último dia de assembleia, acontece a missa do Rio Celebra será transmitida ao vivo para todo o Brasil a partir dás 09h pela Rede Vida de Televisão.