Diocese de Duque de Caxias realiza Assembleia e apresenta seu primeiro Plano de Pastoral

por Adielson Agrelos

DSC_4013

Dom Tarcisio com os párocos e os leigos que representam as paróquias no Conselho Diocesano apresentam o novo Plano de Pastoral

Após percorrer um longo caminho de elaboração, na manhã do último sábado, 03 de novembro, foi apresentado aos membros da Assembleia Diocesana o primeiro Plano de Pastoral da Diocese de Duque de Caxias.

DSC_3924Voltando no tempo

Tudo começou quando em 2010, a nossa Igreja participou de um seminário organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre a Pastoral Urbana. Em seguida, ao longo dos meses, foram realizados vários estudos sobre a temática no Conselho Diocesano de Pastoral e com isso foi percebendo-se a necessidade de organização toda atividade pastoral-missionária de nossa Diocese. “O objetivo foi fazer frente aos desafios da evangelização em nossa diocese, formada por duas grandes cidades, ambas marcadas pelo pluralismo religioso, pela exclusão social e pelo individualismo típico da cultura urbana atual” disse Matusalém Barbosa (foto à esq.), membro da comissão organizadora do Plano de Pastoral.

Cristo é o Norte da nossa ação pastoralPLANO PASTORAL 1

Seguindo o método VER – JULGAR – AGIR, o Plano de Pastoral chega às comunidades com a importante missão de ser a bússola que orientará nossas comunidades, pastorais e movimentos em todas as suas atividades. Tem como principal objetivo aquilo que já dizem as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil “Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo” e elenca 5 prioridades entre as todas as prioridades: 1. IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO (Família e Juventude: atenção especial às juventudes, envolvendo as suas diversas expressões); 2. IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ (Pastoral de Conjunto); 3. IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA, DA VIDA E DA PASTORAL (A Bíblia na vida litúrgica e catequética); 4. IGREJA: COMUNIDADE DE COMUNIDADES (Acolhimento como expressão do cuidado, da fraternidade e da missão); e 5. IGREJA A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS (Consciência da solidariedade).

Uma Igreja que reza e se oferece a Deus

DSC_3958

Tendo sido o Plano de Pastoral elaborado, concluído, aprovado e promulgado, a Assembleia Diocesana ordinária desse ano passou a ter um aspecto celebrativo, uma vez que a missão da diocese passou a ser colocar em prática as diretrizes pastorais. Padre Marcos Bejarano, Reitor do Seminário Diocesano, nos fala sobre o espírito da assembleia: “A nossa Assembleia Ordinária foi muito mais celebrativa do que uma assembleia de decisões. Celebramos a caminhada realizada ao longo desses anos na preparação do Plano de Pastoral, acolhemos o apelo que o Espírito Santo faz à Igreja de Duque de Caxias nesse momento e assumimos o compromisso de prosseguir na caminhada com renovado ardor e colocando em prática o Plano que nos foi presenteado pelo Bispo e por todo o Povo de Deus” e continua nos explicando o principal momento da assembleia, quando os representantes das paróquias, pastorais, movimentos e de institutos diocesanos, junto do clero diocesano, rezaram a Deus pela caminhada que hoje se inicia: “dentro dessa caminhada celebrativa a equipe organizadora do Plano analisou o conteúdo da última Assembleia Diocesana extraordinária e os apelos que dela surgiram de colocar em prática o Plano de Pastoral e deles retirou treze palavras (Comunidade, família, juventude, sociedade, responsabilidades, articulação, celebrar, formar, cuidado – zelo, fraternidade, missão, serviço e profetismo), que nós acolhemos como apelo do Espírito Santo para a nossa Diocese. Em torno dessas treze palavras nós resumimos aquilo que foram colocados como indicações de operacionalização do Plano e ofertamos à Deus essas indicações por meio da oração litúrgica e comunitária”.

DSC_4012

Dom Tarcisio recebe o Plano Pastoral das mãos do Padre Alcindo Milena e da Irmã Sueli, membros da Comissão Organizadora.

Agora é mão na massa!

Ao final da assembleia foram entregues por Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, bispo diocesano e que no dia anterior celebrara 5 anos no Governo Pastoral da diocese, uma vela comemorativa por ocasião da conclusão desse primeiro Plano de Pastoral e uma edição para os párocos e os leigos que representam as paróquias no Conselho Diocesano. Após a benção final todos os presentes receberam antecipadamente uma edição do Plano de Pastoral que serão enviados às paróquias pelo secretariado de pastoral.

Confira abaixo as fotos da Assembleia Diocesana da Diocese de Duque de Caxias: