Pastoral da AIDS fará uma campanha de testagem para o HIV durante a festa dos 300 anos de Aparecida

Destaque-Pastoral-Aids-1

Durante a festa do jubileu dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo (SP), a Pastoral da Aids estará presente em Aparecida (SP) para realizar uma grande ação de Incentivo ao Diagnóstico Precoce ao HIV com o tema “Com a Mãe Aparecida, por um mundo sem AIDS”.

O objetivo dessa atividade é conscientizar os romeiros sobre os desafios da AIDS e promover o Incentivo ao Diagnóstico Precoce, com orientação e testagem para o HIV. A pastoral estima realizar a testagem em cerca de 1000 pessoas entre os dias 11 e 13 de outubro e distribuir 15 mil panfletos entre os romeiros dos mais diversos locais do Brasil.

Segundo o coordenador da ação no Regional Leste 2, Evandro Ferrete, a Pastoral da Aids preparou uma equipe de agentes da Arquidiocese de Vitória (ES) para realizar toda a orientação e testagem para o HIV.

“A ação será desenvolvida no corredor do Centro de Apoio aos Romeiros, localizado em frente ao portão principal de entrada de veículos. Neste corredor será montado um espaço adequado para atender os fiéis gratuitamente na realização do teste, resguardando sua confiabilidade, segurança e sigilo, fundamental para realização dos testes, contribuindo na luta por um mundo sem AIDS. Outros agentes de vários regionais também participarão, realizando a panfletagem e divulgação, convidando os romeiros a procurarem o espaço para testagem”, destacou.

A Aids não tem cura, mas o diagnóstico precoce e o tratamento possibilitam o não desenvolvimento da doença. A testagem para HIV é a primeira meta para a erradicação da AIDS.

Segundo o relatório “Acabando com a AIDS: progresso rumo as metas 90-90-90” disponibilizado pelo programa das Nações UnidasUNAIDS, em 2016, mais de dois terços (84%) das pessoas vivendo com HIV conhecem seu estado sorológico positivo. Das pessoas diagnosticadas HIV positivas, 79% estão vinculadas aos serviços, e das pessoas em tratamento, 91% tem carga viral indetectável devido a adesão ao tratamento.

De acordo com o Ministério da Saúde estima-se que 830 mil pessoas vivem com HIV/AIDS no Brasil até 2016. Dessas, cerca de 136 mil não sabem que estão infectados. A Intercessão de Nossa Senhora Aparecida é a garantia que conseguiremos construir um futuro sem AIDS e como Igreja em saída promover a vida como bem maior.

 

Fonte: CNBB