Rio de Janeiro recebe Encontro Nacional dos Subsecretários Regionais da CNBB

O Cardeal Orani Tempesta, presidente do Regional Leste 1 – CNBB e arcebispo do Rio de Janeiro, celebrou na noite desta segunda-feira (17) a missa de abertura do Encontro Nacional dos Subsecretários da CNBB que acontece no Centro de Formação e Espiritualidade Cabriniano, bairro da Tijuca.

DSC_1081

“Ao ter o contato com os coordenadores de pastorais das dioceses que compõe o Regional Leste 1, os subsecretários terão a oportunidade de conhecer a realidade tão contraditória do nosso Estado. É uma oportunidade de formação, de conhecimento e de crescimento. Para nós é uma alegria receber todos os subsecretários da CNBB aqui em nosso regional”, disse Dom Orani.

Realizado duas vezes ao ano, sendo o primeiro numa região ou diocese do país no mês de julho e o segundo em Brasília (DF) no mês do novembro, este encontro é uma oportunidade para a troca de experiências, o conhecimento das diversas realidades locais, reuniões de trabalho com a Secretaria Geral da CNBB e confraternização.

DSC_1115

Na manhã desta terça-feira, Dom José Francisco, vice-presidente do regional e arcebispo de Niterói, fez um panorama da vida pastoral da Igreja no Estado do Rio de Janeiro e na sequência os coordenadores de pastorais das dioceses fluminenses apresentaram aos subsecretários as realidades locais, tanto no âmbito pastoral-missionário, como no âmbito social. Na parte da tarde os subsecretários regionais se reuniram com o Padre Deusmar Jesus, subsecretário executivo da CNBB.

DSC_1188

Entre as diversas atividades está prevista uma visita à Cracolândia junto aos religiosos da Toca de Assis na tarde desta quarta-feira (19) e uma visita à Ilha Grande.

Foto de capa: Gustavo de Oliveira

Fotos internas: Adielson Agrelos