Julho, mês da saúde e da amizade

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo  de Campos (RJ)

Iniciamos o segundo semestre com a sensação de que o tempo passa cada vez mais rápido, retomando, com expectativas e esperança, esta segunda metade do ano para que busquemos alcançar as metas e propósitos que nos desafiaram na entrada no novo calendário.

Julho é um mês que nos lembra a saúde, talvez pelo frio do inverno que sempre desperta um motivo de cuidado e preocupação para com as crianças e idosos. Comemoramos a luta contra a tuberculose, com a vacina BCG; o dia do Hospital, hoje em situação calamitosa, precisando de recursos básicos e de profissionais que sejam valorizados e remunerados; o dia da saúde ocular, que não nos faz esquecer do devido atendimento à miopia, às cataratas, mas também das dificuldades com o glaucoma e com a falta de doadores de córneas. Por isso, nos dá muita alegria a festa de São Camilo, padroeiro da Pastoral da Saúde, dos médicos e enfermeiros que, com zelo e solicitude, encontram Cristo no rosto e sofrimento dos enfermos, não poupando esforços em servi-los e restaurá-los em suas necessidades e dores.

Mas, julho é também o mês que faz louvar e agradecer pelo grande e precioso tesouro dos amigos que temos. Eles nos dão suporte, dando leveza e carinho à nossa vida, aquecendo sempre o nosso coração. Os amigos tornam a nossa caminhada mais amorosa, mais fraterna e solidária. Sempre é bom honrá-los, recordando que são os irmãos que escolhemos e que sempre pertencerão à nossa família espiritual. Com Santa Marta aprendemos a acolhê-los e dar-lhes hospedagem em nosso coração, guardando confidências, partilhando emoções e sempre encorajando-os em seus projetos e empreendimentos.

Que Jesus, o amigo e companheiro de todas as horas e jornadas, nos conceda uma saúde integral e ser generoso e grato para com nossos amigos, imitando o Bom Pastor que nos ensina que não há maior amor que aquele que dá a vida pelos seus amigos. Deus seja louvado!