Dom Edney preside Santo Terço pela Paz em Macaé

Na tarde do dia 11 de julho, cerca de mil pessoas se reuniram na Praça Veríssimo de Melo, em Macaé, para erguer um clamor pela paz por meio da oração do Santo Terço. A Diocese de Nova Friburgo esteve unida às Dioceses do Estado do Rio de Janeiro, acolhendo ao apelo do Papa Francisco, que recorda: “a não-violência é um estilo de uma política para a paz”.

TERCO PELA PAZ - MACAE 2017 5

Sendo presidido pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e tendo a presença de presbíteros e diáconos deste território vicarial, o evento trouxe uma importante mensagem de esperança, convocando a todos para a vigilância na oração a fim de que o mundo encontre a verdadeira paz que está em Cristo Jesus.

Saudando aos presentes e aos que acompanhavam por meio da transmissão ao vivo pela Rádio Catedral, Dom Edney reiterou o pedido do Sumo Pontífice na intensificação das orações pela paz, “elevando o pensamento a Deus em favor do Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo”.

Sendo meditados os Mistérios Dolorosos, a cada estação da vida de Jesus era acrescentada uma intenção: o primeiro mistério foi oferecido pelas vítimas dos conflitos; o segundo, pelo fim da corrupção e da omissão que ferem o país; o terceiro, pela paz na Igreja e crescimento do amor fraterno nos corações; o quarto mistério, pela paz dentro das casas e famílias; e, por fim, pela paz interior no coração do homem.

Concluída a piedosa meditação, o Epíscopo fez uma reflexão sobre o valioso intuito de se lutar por um reino de paz e justiça, em meio às barbáries sofridas em todos os aspectos da vida.

TERCO PELA PAZ - MACAE 2017 3

– Quando Jesus apareceu aos discípulos, estando eles a portas fechadas, transmitiu o grande anúncio: “a paz esteja convosco”. Somos enviados por Ele a esse mundo conturbado como promotores da paz que precisa começar em nós e por nós. Que possamos aprender que a paz oferecida pelo Senhor não é como a que o mundo apresenta. A paz que vem do Cristo é a comunhão íntima com a Sua Ressurreição e que nos mantém serenos ante aos conflitos.

E exortou: “Lembremo-nos das comunidades, sobretudo nas cidades do Estado Rio de Janeiro, que sofrem com flagelos, violências e doenças, nos colocando como promotores da paz, pois a paz é o primeiro fruto amadurecido da Ressurreição do Senhor. Assim, estaremos mais unidos aos anseios e orações do Santo Padre”.

Ao final do encontro, todos foram convidados a rezar a Oração pela Paz, extraída da mensagem do Papa Francisco por ocasião da comemoração do Dia Mundial pela Paz, em 1º de Janeiro deste ano, bem como a recitação do Angelus.

Vicariato Sede

Neste dia, as Paróquias Nossa Senhora das Graças e São Roque, ambas em Olaria – Nova Friburgo, também se uniram em oração pela paz mundial. O Santo Terço foi rezado por centenas de fiéis na Praça Monsenhor Mielli, em frente ao templo paroquial de Nossa Senhora das Graças. Primeiramente, os fiéis participaram da Santa Missa presidida pelo Pároco de Nossa Senhora das Graças, Pe. Gilmar Rodrigues, às 19h. Em seguida, teve início o Terço pela Paz conduzido pelo Sacerdote juntamente com os paroquianos de ambas às comunidades.

5 - Vicariato Sede - Terco pela Paz 5 1

A Oração pela Paz foi rezada tanto no começo, quanto ao final deste Terço. Antes de iniciar o oferecimento, o Presbítero convidou o povo a silenciar-se e apresentou as intenções.

– Este Terço está em sintonia com o pensamento, o desejo e as orações do Papa Francisco pela paz no mundo. Portanto, rezemos pedindo a paz para o Oriente Médio e para os países que vivem em guerra civil, mas também para o nosso Brasil. Talvez não tenhamos uma guerra oficializada, mas silenciosa, que violenta-nos tantas vezes em direitos. Você também pode apresentar a sua intenção de paz para a nossa cidade, para a sua casa, sua rua, para o seu trabalho. Silenciemo-nos e coloquemos diante do Senhor o nosso desejo de paz.

Crianças, jovens, adultos e idosos participaram com afinco deste momento de clamor pela paz mundial. Cânticos e orações deram vida ao Terço pela Paz.

Terço pela Paz

A iniciativa integra a jornada de oração promovida em todas as Dioceses do Estado do Rio e da reunião dos Bispos pertencentes ao Regional Leste I. Teve início no dia 3 de julho sendo encerrada no dia 14 do mesmo mês na cidade de Valença, onde acontecerá a Santa Missa presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães e Pascom Vicariato Litoral