Convênio entre a Arquidiocese de Porto Velho e a Diocese de Campos

34348584876_6ce31d0891_o

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo  de Campos (RJ)

No dia 02 de maio, na cidade de Aparecida, no transcurso da 55ª Assembléia Geral da CNBB, foi assinado um Convênio de colaboração missionária entre a Arquidiocese de Porto Velho e a Diocese de Campos. Os respectivos responsáveis pelas duas Igrejas Particulares, Dom Roque Palowski e Dom Roberto Francisco, homologaram este acordo que tem como objetivo mandar presbíteros, por um tempo mínimo de três anos, para ajudar na formação de novos padres naquela Arquidiocese e atender o Povo de Deus nas comunidades eclesiais.

Esta experiência, chamada de Igreja-Irmã, foi criada em 1972 e implementada de forma permanente, em 1977, na 17ª Assembléia Geral do Episcopado Brasileiro. Veio a alargar a nossa tenda, isto é, a ampliar nosso horizonte de Igreja e vivenciar a comunhão de uma forma efetiva, compartilhando recursos humanos e materiais, testemunhando a partilha, a reciprocidade e o empenho comum de ser uma presença missionária na Amazônia.

O primeiro padre campista a iniciar esta caminhada foi o Pe. Marco Antônio Soares que foi enviado numa cerimônia emotiva e vibrante, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Campos, recebendo uma Cruz de São Bento como sinal dos missionários desta região que se inspiram na vida evangelizadora de Santo Amaro e no seu caminho de zeloso apostolado e anúncio.

Campos quer ser uma Igreja em saída, colaborativa com a tarefa de levar Cristo a todos os povos e culturas, formando pastores-missionários ardorosos para darem a vida nesta empreitada de fé e caridade pastoral. Também, nesta linha, foi instituído o COMISE diocesano, Conselho Missionário de Seminaristas, para refletir, organizar e vivenciar práticas missionárias que tenham como escopo a expansão do Reino e o testemunho do Ressuscitado. Que o Pastor de todos os Rebanhos e Senhor da Messe abençoe e inspire estas iniciativas em ordem a tornar conhecido e amado o Rosto da Misericórdia. Deus seja louvado!