Carreata abre programação do centenário de Fátima em Campos

A imagem pode conter: céu, noite, carro e atividades ao ar livre

Foto Marcelle Cordeiro

As comemorações do Centenário de Nossa Senhora de Fátima em Campos foram abertas com uma carreata que percorreu ruas e missa na Paróquia dedicada a santa no bairro do IPS. Na quinta feira iniciam o novenário com meditação do terço e missa as 19h, celebradas por padres convidados. No dia 13, data que ocorreu no ano de 1917 a primeira aparição em Portugal terá uma programação especial com procissão e missa.

A carreata foi para a comunidade católica de Campos uma manifestação de fé em Nossa Senhora de Fátima, sinal de esperança para a construção de um mundo melhor mais humano. A festa de celebração do centenário tem como foco a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco no dia 13 de maio no Santuário em Fátima Portugal. Uma festa com o Papa Francisco, o peregrino de Nossa Senhora de Fátima.

– Neste contexto de incerteza e insegurança, a mensagem de Fátima é cada vez mais um sinal claro de esperança e profecia. Fátima denuncia as máscaras do mal, que provocam no mundo tanta dor e injustiça, por isso é muito atual. Como afirma a Conferência Episcopal Portuguesa na sua Carta pastoral para o Centenário, Fátima denuncia “os mecanismos que conduzem à guerra, o ateísmo que quer apagar as pegadas de Deus neste mundo, os poderes econômicos que não buscam mais que o seu próprio benefício à custa dos pobres e dos débeis, a perseguição contra a Igreja e contra os santos que se opõem aos ídolos criados pelos interesses humanos; e ainda a hipocrisia ou a infidelidade daqueles que, na Igreja, se deixam dominar pela apatia ou pelo espírito mundano: a comodidade, a corrupção ou a busca de poder. – destaca Darlei Zanon

Texto : Ricardo Gomes