DIOCESE DE CAMPOS: Paróquias realizam oração pela paz durante a Semana Santa

Fieis saem as ruas durante a programação da Semana Santa com roupas brancas e rezam pela paz na cidade de Campos  no mundo.

041

A marcha pela paz reuniu jovens, adultos e crianças, que vestidos de branco percorreram, na noite desta terça-feira (11/04), as ruas do distrito de Goitacazes, na baixada campista. O evento, organizado pelos fiéis da Paróquia São Gonçalo, teve objetivo de manifestar o desejo da luta pela segurança pública na região, que tem sofrido com aumento na criminalidade.

Antes da Via-Sacra as pessoas participaram da Santa Missa presidida pelo pároco Pe. Antônio Marcello, com a participação do vigário Pe. Lenilson Alves. Durante pouco mais de 1 quilômetro, os moradores puderam fazer orações, cantar hinos religiosos, além de vivenciar as 15 estações que compõem a Via-Sacra, que foram encenadas pelas crianças do Grupo de Teatro Sacro Mariana Trindade, pertencente à Igreja Matriz São Gonçalo. Os caminhos de Jesus, interpretado por Matheus Garcez, emocionou a todos que acompanhavam a procissão.

036

O entusiasmo e a concentração dos pequenos atores chamaram atenção. Comerciante de Goitacazes há 24 anos, Maria Lucinea de Azeredo Gama, 59, ficou surpresa com a quantidade de fieis presentes. “Achei uma excelente iniciativa de nossa paróquia, pois realmente precisamos clamar pela paz no mundo. Fiquei feliz por ver pessoas de todas as idades na Via Sacra, sendo hoje uma terça-feira”, disse Maria.

Um levantamento divulgado no último dia 7 de abril pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, colocou a cidade de Campos na 19ª colocação no ranking das cidades mais violentas do mundo. “A participação expressiva da comunidade nos deixa alegres e surpresos, quanto esse apelo pela paz tem sensibilizado as famílias, que sofrem essa mesma violência. A Igreja é sem dúvida uma voz que se une a tantas pela paz, que só vem do próprio Jesus” disse o pároco Pe. Antônio Marcello.

Para o Pe. Lenilson, a Via-Sacra é a espiritualidade deste período quaresmal, que fazemos para recordar essa caminhada do Calvário do Senhor. Jesus que também foi o justo, condenado, aquele que sofreu a violência e aquele que deu um grande  exemplo para a humanidade, que é  o amor e o perdão. “Representa o desejo no coração de cada um de nós, de ter a paz e fazer reinar em cada um, para que Deus habite plenamente. Todos em uma só fé e um desejo, que o Senhor nos ensine a realizar a Sua paz, além de sermos construtores para fazê-la acontecer” afirmou o Pe. Lenilson Alves, vigário paroquial.

Com informações

PASCOM/ Paróquia São Gonçalo