Papa recebe em audiência o presidente do Líbano Michel Aoun

(ZENIT – Cidade do Vaticano).- O Papa Francisco recebeu em audiência esta quinta feira, o presidente da República do Líbano, Michel Aoun. Os colóquios se concentraram sobre as “boas relações bilaterais entre a Santa Sé e o Líbano, destacando o papel histórico e institucional da Igreja na vida do país”, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

O presidente Aoun, foi eleito em 31 de outubro de 2016, após mais de dois anos de vacância do cargo.

Expressou-se satisfação pelo esforço de várias frentes políticas em concluir o período de vacância presidencial, auspiciando para o futuro uma colaboração sempre mais profícua entre os membros das várias comunidades étnicas e religiosas a favor do bem comum e do desenvolvimento da nação.

Na audiência, fez-se referência também à Síria, com atenção especial aos esforços internacionais por uma solução política para o conflito. Reiterou-se o apreço pelo acolhimento que o Líbano oferece aos inúmeros refugiados sírios. Por fim, houve um intercâmbio de visões sobre o contexto regional, com referências aos conflitos em andamento e à situação dos cristãos no Oriente Médio.

Depois de ser recebido pelo Papa Francisco, o Presidente libanês reuniu-se com o Secretário de Estado, Card. Pietro Parolin, que estava acompanhado pelo Secretário das Relações com os Estados, Dom Paul Gallagher.

A divisão de poderes no Líbano segue um acordo não escrito, de 1943, que reserva o cargo de Presidente do país a um cristão maronita, de Primeiro Ministro a um sunita e a Presidência da Câmara dos Deputados a um xiita.