Dom Roberto fará palestra no Dia Mundial da Água e lança Projeto Nosso Óleo, Nosso Rio

bispo campos

Dia 22 de março é o Dia Mundial das Águas. A Diocese de Campos vai promover neste dia o lançamento do Projeto Nosso Óleo, Nosso Rio com uma campanha de reciclagem do óleo de cozinha. Dom Roberto Francisco vai fazer uma palestra que vai acontecer no Itaperuna Tênis Clube que fica à Rua Buarque de Nazaré, 77 Centro com o tema Campanha da Fraternidade, sua relação com a Encíclica Laudato Si. Será divulgados os locais onde funcionarão os postos de entrega voluntária que serão instalados em algumas igrejas e outros locais.

Dom Roberto Francisco chama a atenção para a importância da preservação dos rios, já que este ano a Campanha da Fraternidade tem como tema Fraternidade e os Biomas Brasileiros e a defesa da vida. Dom Roberto alerta para o  dano ambiental pelo óleo despejado irracionalmente causa poluição das águas e contaminação dos lençóis freáticos prejudicando os seres vivos, as cadeias alimentares, enfim degradando os eco sistemas. Trata-se de verdadeiro crime ambiental uma vez que inviabiliza o habitat natural do ciclo de vida de muitos seres, e contamina seriamente a água, bem público necessário e indispensável para todas as criaturas.

– A coleta do óleo de cozinha cumpre um cuidado cautelar em relação a contaminação das águas e da vida. Por outro lado possibilita a sua reciclagem e seu devido reaproveitamento, respeitando os princípios econômicos e ecológicos, preservando os lençóis freáticos e a pureza das águas.- informa Dom Roberto.

 O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.A ONU divulgou neste dia  divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. 2013 foi o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O ano foi definido pela UNESCO como forma de incentivar o uso racional dos recursos hídricos do planeta.

Texto Ricardo Gomes