Silêncio e Contemplação

Paz, oração, silencio e contemplação. As Monjas Beneditinas de Petrópolis recebem pessoas de todas as religiões.

SAM_3109 SAM_3110

Silencio oração, contemplação. Três elementos que compõem o ambiente do Mosteiro da Virgem em Petrópolis das Monjas Beneditinas. No local as religiosas atendem a pessoas de todos os credos religiosos, condição social e idades para aconselhamento ou para um momento de oração. O artista plástico Carlos Feijó todos os domingos sai do Rio de Janeiro para participar da missa celebrada na igreja as 10h e para conversar com as freiras. Lá o artista disse ter encontrado a paz no silencio das cantadas em português.

A amizade com as religiosas é um conforto para muitas pessoas. A cantora do Coral Municipal de Petrópolis Annelise Kersten é da Igreja Luterana que fica na mesma avenida vai ao mosteiro para conversar com as freiras. Na conversa as monjas além da conversa aproveita a amiga e com ela troca pequenos mimos.

Carlos Feijó artista plástico e estudioso da cultura popular esta de mudando para Petrópolis. O artista revelou que se encontra no Mosteiro da Virgem, um lugar para meditar e para o encontro com o sagrado.

– O que me levou ao mosteiro,foram duas coisas,sou muito simpático a ordem beneditina e a outra foi a arquitetura que uma paixão grande,gosto muito do projeto do paulistano Claudio Pastro,moderno,me encanta ver aquele espaço que foi pensado para abrigar o sagrado,suas forma limpas e a crueza dos materiais ,como o concreto e pedras,vao dando um significado magnífico,fico horas contemplando-os objetos ,e seus painéis,tudo ganha um sentido sagrado.Acho fundamental  projetos sacros,e nesse caso este espaço é uns dos lugares realmente especial.O acolhimento por parte das monjas tem o seu valor. – disse o artista

SAM_3106

Localizado em Petrópolis o Mosteiro da Virgem é uma das igrejas mais visitadas em Petrópolis. Na igreja ícones pintados pelo artista sacro Cláudio Pastro atarem para a contemplação. As imagens do Cristo no altar e dos santos fundadores São Bento e Santa Escolástica atraem pelo estilo. A arquitetura torna o local acolhedor e proporciona uma paz e tranqüilidade, mesmo estando localizado numa rua movimentada, um dos caminhos para um dos pontos mais visitados: a Catedral da cidade, que abriga os restos mortais de Dom Pedro II e da família imperial.

O Mosteiro da Virgem tem uma história que recorda o ano de 1969, com as religiosas da Companhia da Virgem fizeram a profissão religiosa recebendo a Regra de São Bento passando a ser mosteiro tendo a primeira Abadessa Madre Maria Jose. Atualmente a Abadessa é a Madre Maria Auxiliadora da Silva Canuto.

– O ambiente permite no silencio contemplar o sagrado. As orações das monjas, e a arquitetura, bem como o local são importantes para o encontro com o sagrado e a meditação, bem como a contemplação. No Mosteiro da Virgem tudo nos conduz a oração. – disse Ricardo Gomes.

SAM_3105