CF 2017 : Diocese de Campos promove campanha de coleta do óleo de cozinha usado

Campanha da Fraternidade na Diocese com campanha para preservação das águas. Abertura oficial será na quarta feira de cinzas.

SAM_3167 SAM_3168 SAM_3169 SAM_3170 SAM_3171

A Diocese de Campos vai promover campanha de coleta do óleo de cozinho usado como gesto concreto da Campanha da Fraternidade que tem como tema Fraternidade e os biomas brasileiros e Defesa da Vida. Segundo o Bispo Dom Roberto Francisco o objetivo da campanha é conscientizar a população da importância da preservação dos rios e mares.

– A coleta do óleo de cozinha cumpre um cuidado cautelar em relação a contaminação das águas e da vida. Por outro lado possibilita a sua reciclagem e seu devido reaproveitamento, respeitando os princípios econômicos e ecológicos, preservando os lençóis freáticos e a pureza das águas.- disse Dom Roberto Francisco.

Dom Roberto Francisco alerta ainda para os danos que podem ser causados a natureza pelo óleo de cozinha lançado nas redes de esgoto. E a Diocese de Campos vai realizar a Campanha Nosso óleo, nosso rio que trata da reciclagem de óleo de cozinha usado e “A Coleta Seletiva Solidária” que promove a entrega de materiais recicláveis em Postos de Entrega Voluntária instalados em Igrejas e outros locais.

-O dano ambiental pelo óleo despejado irracionalmente causa poluição das águas e contaminação dos lençóis freáticos prejudicando os seres vivos, as cadeias alimentares, enfim degradando o eco sistemas. Trata-se de verdadeiro crime ambiental uma vez que inviabiliza o habitat natural do ciclo de vida de muitos seres, e contamina seriamente a água, bem público necessário e indispensável para todas as criaturas. – adverte o bispo.

SAM_3167

A Campanha da Fraternidade 2017 respira e transparece a “Laudato Si”, aplicando-a ao contexto nacional, em especial na defesa dos seis biomas que coexistem em nossa terra. O Lema que expressa os dois verbos cultivar e cuidar, perpassa a mensagem e a espiritualidade da “Laudato Si” propondo uma ecologia integral, que proteja a criação, e respeite os processos e teias da vida no planeta, e mais especificamente nos biomas do Brasil.

Texto e Fotos
Ricardo Gomes

Do site da Diocese de Campos