Dom Fernando Rifam preside Missa Pontifical no Rito Extraordinário na França

.Capa DMais - 31-01-17

Pontifical Romano na comemoração dos 50 anos da reabertura da igreja na França.

De Campos para a França. Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey, Dom Fernando Rifan celebrou no domingo Missa Solene Pontifical na Paróquia São Francisco de Paula, na Diocese de Frejus-Toulon, no sul da França. Dom Fernando foi convidado Bispo Diocesano Dom Dominique Rey. A missa foi celebrada no Rito Extraordinário que é celebrado em Campos nas igrejas da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey.

A Igreja de São Francisco de Paula foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial e teve o seu teto reconstruído há 50 anos recomeçando as celebrações. Na oportunidade Dom Fernando encontrou muitos mulçumanos convertidos a fé católica. Dom Fernando visitou alguns cristãos refugiados da guerra do Iraque e acolhidos pela Paróquia de Bangermon, Toulon e Provence.

-Agora agradecemos a Deus. Essa Igreja, onde se celebra a Missa na forma antiga do Rito Romano, recebe grande número de fiéis. Essa Paróquia está sob os cuidados dos missionários da misericórdia, que se dedicam especialmente à conversão dos muçulmanos. – disse Dom Fernando.

Dom Rifan relatou que no encontro com os refugiados iraquianos pode sentir a dor e o sofrimento pela perseguição religiosa que sofriam e a alegria de serem acolhidos pelos cristãos do Ocidente. Um gesto de caridade impressionante seguindo o apelo do Papa Francisco em acolher esses perseguidos que pedem refugio e conclama a toda a igreja católica seguir esse gesto e imita-lo.

– Na França existe uma grande conservação e aceitação da Missa na forma antiga do Rito Romano, ou forma extraordinária, devido ao grande conhecimento da Liturgia e o grande senso de preservação do sagrado. Creio que são mais de 600 lugares onde se conserva essa forma litúrgica, que tem seu lastro na liturgia milenar da Igreja Romana, inclusive com a criação de Paróquias Pessoais para ela, como aqui em Toulon, e como temos em nossa Administração Apostólica. A criação de paróquias pessoais, além das territoriais normais, foi incentivada no Concílio Vaticano II e, para a forma extraordinária do Rito Romano, pelo Motu Proprio Summorum Pontificum do Papa Bento XVI em 2007.- disse Dom Rifan.

pontifical 1 pontifical 2 pontifical 3 pontifical 4 pontifical 5pontifical 6

Visita aos cristãos refugiados da guerra do Iraque, acolhidos pela Paróquia de Bargemon, Provence, França: 29/1/2017.

ex 1 ex 2 ex 3 ex 4 ex 5 ex 6

Com informações e fotos de

Dom Fernando Rifan

Texto :  Ricardo Gomes