Ano Missionário 2017 na Diocese de Itaguaí

 

Prezados Irmãos e Prezadas Irmãs, a todos que virem esta saudação, Paz e Benção no Senhor!

É com alegria que anunciamos o Ano Missionário na Diocese de Itaguaí.  De dezembro de 2016 a março de 2017, estaremos em período de preparação, organização, divulgação e formação dos Missionários e das Missionárias das paróquias.

O envio dos Missionários e das Missionárias acontecerá na Missa dos Santos Óleos, dia 12 de abril de 2017 e o encerramento das Missões acontecerá no dia de São Francisco Xavier, 03 de dezembro  do próximo ano. Neste período, toda Diocese,  em um único “Ardor Missionário”, fazendo jus ao desejo de ser uma Igreja em Saída”, realizará as  Missões. As paróquias deverão organizar seus grupos e planejar o itinerário, priorizando os lugares, casas e pessoas que ainda não foram visitadas e evangelizadas por nossa Igreja. Para que possamos ter clareza de nossa bela e desafiadora tarefa, vamos nos direcionar pelo Tema e pelo Lema das Missões em nossa Diocese:

Tema: Seja discípulo missionário: não tenha medo!

Lema: Que todos conheçam a Ti: Deus único e verdadeiro e a Jesus Cristo, Aquele que enviastes (Jo  17,3)

Os Missionários e Missionárias anunciam o Evangelho de Jesus Cristo, levando a mensagem de esperança, de fé e de coragem para o mundo. Jesus disse “Não tenhais medo” (Mt14, 22-33). Jesus dá para os seus Discípulos  Missionários e Discípulas Missionárias, a garantia de Sua Presença, de Sua Força e de Sua Graça e pede perseverança.  Diante das facilidades ou dos impedimentos, os seguidores e seguidoras de Jesus devem perseverar.  Aquele e aquela  que perseverar até o fim será salvo. A pessoa medrosa se fecha sobre si mesmo e nunca avança. Que seja esse o nosso desejo: Que todas conheçam a Ti: “ Deus único e verdadeiro e a Jesus Cristo, Aquele que enviastes” (Jô 17,3).

padre-eduardo-16

Padre Eduardo Lima coordenador de Pastoral

Nas Paróquias, criar o COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) para que esteja em sintonia com o COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) e assim as Missões aconteçam de forma organizada, planejada e animada pelo  Espírito Santo. A Formação para os Missionários e Missionárias acontecerá nas seguintes datas e locais:

 

Regional  SIM: 28/01- De 9 às 16h- Formação Regional na Catedral em Itaguaí

Regional PAR: 11/03- De 9 às 16h- Formação Regional no Convento do Carmo- Angra

Informações e Orientações às Paróquias

  • Ao indicar para a Formação Diocesana os Discípulos Missionários e Discípulas Missionárias não se esquecer da importante força evangelizadora dos jovens: Pastoral da Juventude , Crisma…
  • Pré- Missão: no período de dezembro à março, sair às ruas anunciando a Missão: cadastrar casas, hospitais, escolas e lugares. Descobrir a situação das pessoas com a Igreja : não batizados (as), não casados, com muita cautela para que sejam visitadas pela Equipe Missionária.
  • Preencher formulário enviado pelo COMIDI solicitando informações indispensáveis para o bom desenvolvimento das Missões. Acesse o link: HTTPS://goo.gl/forms/3w7ANkbNzH1TkCPg1
  • A Diocese oferecerá um banner com o Tema e o Lema e também manual específico para a realização das Missões.
  • As Paróquias ficam responsáveis pela confecção de camisas e outros símbolos.
  • Contamos com Oração Oficial e o Hino das Missões diocesanas e desde já devem ser divulgadas para que criem a mística missionária em nossa Diocese.
  • Peçamos à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, especialmente neste Missionário,em sintonia com o Ano Mariano, que nos ajude a “fazer tudo que Ele mandar” (Jo 2,5) levando Sua Boa Nova a todos os cantos de nossa Diocese, através das santas Missões.

Dom José Ubiratan Lopes

Bispo Diocesano

Padre José Eduardo Moura Lima

Coordenador de Pastoral

Frei Osvaldo Antônio S.R. Alves

Coordenador do COMIDI